Continua após publicidade

Após críticas, prefeitura reduz vagas de Zona Azul no Teatro Municipal

Período de testes começa nesta quarta-feira (1º) com 77 vagas, um terço das 275 prometidas; imagens mostram que motoristas já ocupam espaços

Por Clayton Freitas
Atualizado em 31 jan 2023, 15h48 - Publicado em 31 jan 2023, 12h24
Faixas delimitando espaço para estacionamento rotativo de carros na rua Marconi, no Centro
Faixas delimitando espaço para estacionamento rotativo de carros na rua Marconi, no Centro (@calabriageo/Twitter/Reprodução)
Continua após publicidade

Após receber diversas críticas de especialista em mobilidade e trânsito, a Prefeitura de São Paulo decidiu recuar e reduzir a quantidade de vagas de Zona Azul a serem criadas no entorno do Theatro Municipal. Das 275 anunciadas anteriormente pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), o período de testes, a ser iniciado nesta quarta-feira (1º), terá 77 espaços para estacionamento rotativo.

+Criação de vagas de Zona Azul no Centro Histórico gera polêmica

As 77 vagas ficarão em período de testes por 60 dias e não ocupam os calçadões. Elas estão localizadas nas ruas Xavier de Toledo, 24 de Maio e no Viaduto do Chá e poderão ser utilizadas entre 18h e 2h, por meio do aplicativo da Estapar. Essas vagas são especiais, já que um crédito de 6,08 reais dá direito a duas horas, e dois créditos (12,16 reais), a quatro horas de permanência, o dobro de tempo das outras 54 000 vagas comuns. A ideia da prefeitura era a de criar 200 das 275 vagas nas ruas Barão de Itapetininga, Conselheiro Crispiniano e Marconi.

 +Aneel mantém bandeira tarifária verde para fevereiro

Conforme mostrou reportagem publicada na edição desta semana da Vejinha, a criação dessas vagas é criticada por especialistas em mobilidade, que prometem acionar entidades e recorrer à Justiça para barrar a medida. Entre outras coisas, eles alegam que a criação dessas vagas pode favorecer acidentes no entorno do Centro Histórico. “Você está estimulando que pessoas usem o carro para ir ao teatro. Da mesma forma poderiam ser criadas linhas noturnas de ônibus para atender essa população, por exemplo. Isso (vagas de Zona Azul) contraria a legislação que fala em ampliar o espaço viário para outros modos, tais como bicicleta, ônibus e a pé”, afirma Rafael Calabria, coordenador do Programa de Mobilidade Urbana do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).

O ex-VJ da MTV Brasil, Luiz Thunderbird
O ex-VJ da MTV Brasil, Luiz Thunderbird (@danielguth/Twitter/Reprodução)

Embora a CET tenha informado em nota que haveria orientação aos condutores para que o acesso seja restrito às vagas, e que não seria permitido a circulação nos calçadões, cicloativistas flagraram o estacionamento de veículos nos últimos dias nas ruas. Uma dessas imagens mostra o ex-VJ da MTV Brasil, Luiz Thunderbird.

Continua após a publicidade

Procurada, a CET informou que após o período de testes, haverá uma nova avaliação sobre o número de vagas. “As atuais demarcações não serão apagadas e as equipes da CET realizarão rondas no local para orientar os motoristas”, informou a companhia.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.