Continua após publicidade

Após teste na 23 de Maio, CET implantará faixa de motos na Av. dos Bandeirantes

Local é considerado laboratório para levá-la às marginais

Por Clayton Freitas
Atualizado em 27 Maio 2024, 21h41 - Publicado em 11 ago 2022, 06h00
23 de Maio: em 182 dias não foram registradas mortes
Faixa Azul na Avenida 23 de Maio. (Marcos Mattos/CET/Divulgação)
Continua após publicidade

O modelo de faixa de motos implantado em 5,5 quilômetros da 23 de Maio no início de 2022 será replicado ainda neste ano em outras regiões da cidade, entre elas a Avenida dos Bandeirantes, na Zona Sul, o que está sendo considerado um laboratório para que também seja implementado nas marginais Tietê e Pinheiros.

“Se der certo na Avenida dos Bandeirantes, também dará certo nas marginais e em qualquer lugar que for implantado”, afirma Gilberto Almeida dos Santos, o Gil, presidente do SindimotoSP. Serão 8,5 quilômetros de faixas nos dois sentidos da Avenida dos Bandeirantes, no trecho que vai do Viaduto Ministro Aliomar Baleeiro até a altura da Marginal Pinheiros.

+ Museu do Ipiranga acelera restauro do jardim francês a tempo de reabertura

O novo traçado inclui obstáculos inexistentes na 23 de Maio, como cruzamentos com semáforos e uma maior concentração de faixas de pedestres. “A gente vai começar a levar a Faixa Azul (exclusiva para motos) para outros locais onde tem caminhão, faixa de pedestres, cruzamentos, para que possamos medir os resultados envolvendo outros atores da cidade. A partir desses resultados, poderemos pensar em expandir para outros locais da cidade”, afirma Ricardo Teixeira, secretário municipal de Mobilidade e Trânsito.

O trecho da Avenida dos Bandeirantes integra um total de 14,5 quilômetros de novas faixas indicativas de solo para motos — o tráfego nelas não é obrigatório — e a CET recebeu o sinal verde da Secretaria Nacional de Trânsito, ligada ao governo federal e que autoriza esse tipo de teste, para criá-las no dia 5 de agosto. Os outros dois trechos, que juntos somam 6 quilômetros, são ampliações do traçado já existente.

Continua após a publicidade

O primeiro virá da Zona Norte rumo ao centro, saindo da Avenida Santos Dumont até chegar à Prestes Maia, próximo da Praça das Bandeiras, em cerca de 4 quilômetros. O outro será rumo à Zona Sul, em 2 quilômetros da Rubem Berta até a Avenida dos Bandeirantes, perto do Aeroporto de Congonhas. O que a CET anseia é repetir o resultado positivo no trecho já existente na 23 de Maio, que, em seis meses, não registrou nenhuma morte de motociclista e ajudou a reduzir a lentidão.

 + Assine a Vejinha a partir de 9,90. 

Publicado em VEJA São Paulo de 17 de agosto de 2022, edição nº 2802

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.