Continua após publicidade

Anima Mundi chega a São Paulo

De 25 a 29 deste mês, público terá sessões de longas e curtas-metragens e palestras com feras da área como o brasileiro Rodrigo Teixeira, que já trabalhou em “A Invenção de Hugo Cabret”

Por Pedro Katchborian
Atualizado em 5 dez 2016, 17h01 - Publicado em 20 jul 2012, 21h25

Após duas semanas no Rio de Janeiro, o festival Anima Mundi chega a São Paulo na próxima quarta (25), onde fica em cartaz até dia 29. A 20ª edição do evento, que ocorre no Memorial da América Latina e no CCBB, premia diferentes categorias da animação e traz produções nacionais e estrangeiras. Os ingressos para cada sessão custam 8 reais.

+ Confira na galeria de fotos alguns curtas que participam do festival

As exibições podem ser de uma seleção de curtas ou de um longa-metragem. A novidade deste ano é que o Anima Mundi, que também elege as melhores produções em diversas categorias, pode dar uma indicação ao Oscar 2013. Isso porque o vencedor na categoria melhor curta de animação, na votação dos júris, entrará na lista dos pré-indicados a uma estatueta na mesma categoria.

São dez os candidatos brasileiros a esse prêmio do festival: “Cafeka”, de Natalia Cristine; “Destimação”, de Ricardo De Podestá; “Linear”, de Amir Admoni; “Mentiras São Contadas em Julho”, de Rogério Vilela; “Neomorphus”, do estúdio Animatorio; “O Acaso e a Borboleta”, de Fernanda Correa e Tiago Américo; “O Grande Evento”, de Thomas Larson; “O Guitarrista no Telhado”, de Guto Bozzetti; “Realejo”, de Marcus Vasconcelos; e “Valquíria”, de Luiz Henrique Marques Gonçalves. Saiba quais curtas estão nos blocos e veja programação completa clicando aqui.

Outras atrações

Continua após a publicidade

O evento traz ainda em sua programação palestras gratuitas sobre o universo da animação. Entre os participantes está o brasileiro Rodrigo Teixeira, que esteve presente na equipe de computação gráfica de produções como “2012” e “Alice no País das Maravilhas”. Há mais de uma década nos Estados Unidos, o gaúcho diz acreditar que o Brasil está no caminho certo. “Estamos bem servidos nessa área. A repercussão que o Anima Mundi ganhou nestes 20 anos comprova isso.”

Com trabalhos expressivos no currículo, Teixeira afirma que pretende utilizar essa experiência para melhorar o mercado no país. “As pessoas saem daqui porque buscam projetos grandes. Eu saí atrás de um sonho e o realizei. Agora, quero trazer para o Brasil o que vivi.”

Também integrante da equipe que deu vida a “A Invenção de Hugo Cabret”, muito elogiado pelo recurso 3D, o animador defende que a tecnologia seja utilizada com cautela no cinema. “Há muitos trabalhos que ficam horríveis em três dimensões. A ferramenta pode interferir na história e prejudicar a narrativa.” A palestra de Teixeira ocorre dia 27, às 21h, no Memorial da América Latina.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.