Aeroporto de Congonhas terá novo terminal de passageiros
Obras devem ser entregues em 2028; concessionária pretende aumentar capacidade operacional com melhorias
O Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul, ganhará um novo terminal de passageiros até junho de 2028. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (25) pela concessionária Aena em um evento com a presença do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
O novo terminal será destinado para o embarque de passageiros e o atual para desembarque. Ele contará com 19 pontes de embarque, substituindo as 12 atuais, um salão de check in e um píer.
O projeto também conta com 10 portões de embarque remoto e portões de embarque reversíveis para acomodação de voos internacionais em caso de necessidade. A expectativa é que as mudanças aumentem a capacidade para atender 29,5 milhões de passageiros por ano.
No total, a empresa promete investir 2 bilhões de reais em melhorias. A lista inclui destinação de 20 000 metros quadrados para espaços comerciais e um novo pátio para aeronaves, aumentando de 30 para 37 as posições de parada de aviões.
A concessionária também deve entregar uma série de reformas a curto prazo, que devem ser implementadas até 2026. Entre elas, melhorias na sala de embarque remoto, readequação das vias de acesso, reformas nos banheiros e revitalização da fachada.