Avatar do usuário logado
Usuário

Filme ‘A Estrada’ mostra terra sem alma nem lei

Romance futurista premiado com o Pulitzer ganha competente adaptação

Por Miguel Barbieri Jr. 23 abr 2010, 21h38 | Atualizado em 5 dez 2016, 18h51
Filme ‘A Estrada’ mostra terra sem alma nem lei Priorizar nos meus resultados Google

Com lançamento previsto para o dia 9 e, depois, 16 de abril, ‘A Estrada’ chegou finalmente aos cinemas na última sexta-feira após um irritante estreia-não-estreia propiciado pela distribuidora Paris Filmes. O bom da história: é competente essa adaptação do romance homônimo de Cormac McCarthy, premiado com o Pulitzer em 2007. Trata-se de um implacável drama futurista, muito bem conduzido pelo diretor australiano John Hillcoat, conhecido no Brasil apenas pelo faroeste A Proposta, só lançado em DVD.

Ambientada num mundo pós-apocalíptico, a trama mostra como um homem (Viggo Mortensen) e seu filho de 10 anos (papel do expressivo Kodi Smit-McPhee) resistem em meio à miséria do planeta. Eles vagam como zumbis por estradas dos Estados Unidos e querem chegar ao litoral. Pelo caminho, encontram outros sobreviventes à procura de comida, já que a falta de alimentos criou uma horda de canibais famintos e violentos.

Embora elogiado no Festival de Veneza do ano passado, o longa-metragem passou batido em premiações americanas como o Globo de Ouro e o Oscar. Injustiçado, o filme merecia pelo menos indicação em três categorias: melhor ator (Mortensen), ator coadjuvante (para um irreconhecível Robert Duvall) e fotografia — um belíssimo trabalho em tonalidades cinzentas do espanhol Javier Aguirresarobe, o mesmo de ‘Vicky Cristina Barcelona’ e ‘Lua Nova’. Seja pelo retrato caótico e desumano do futuro, seja por evitar os truques fáceis das ficções científicas hollywoodianas, a fita ainda é capaz de deixar um nó na garganta devido ao desenlace triste e arrasador, porém esperançoso.

AVALIAÇÃO ✪✪✪

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

Revista em Casa + Digital Premium
Impressa + Digital
Revista em Casa + Digital Premium

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de R$ 39,99/mês