9 de julho é feriado? Entenda o que é celebrado na data em SP
Revolução Constitucionalista completa 93 em 2025
O dia 9 de julho é feriado em todo o estado de São Paulo desde 1997, quando foi oficialmente incluído no calendário cívico estadual. Em 2025, a data cairá em uma quarta-feira, o que inviabiliza o “feriadão” prolongado.
Segundo a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), trabalhadores convocados para atuar em feriados têm direito a folga compensatória ou pagamento em dobro pelo dia extra de serviço.
O dia 9 de julho marca a Revolução Constitucionalista de 1932, movimento armado que entrou para a história como a principal resistência paulista ao governo de Getúlio Vargas e um marco na luta por uma nova Constituição no país.
O que foi a Revolução de 1932?
A data marca o início da Revolução Constitucionalista de 1932, o mais importante movimento armado da história do estado de São Paulo. A revolta foi uma resposta ao governo provisório de Getúlio Vargas, que assumiu o poder em 1930 sem realizar eleições e sem apresentar uma nova Constituição. A principal demanda dos paulistas era justamente a convocação de uma Assembleia Constituinte, com o objetivo de restabelecer a ordem democrática no país.
O levante teve início em 9 de julho de 1932 e durou cerca de três meses. Embora os revoltosos tenham sido derrotados militarmente, o movimento forçou o governo federal a atender parte das reivindicações: em 1933, foi convocada uma Assembleia Constituinte, e, no ano seguinte, entrou em vigor a Constituição de 1934.
Em São Paulo, a data é lembrada com solenidades, desfiles e homenagens aos combatentes. Um dos principais pontos de memória é o Obelisco do Ibirapuera, que guarda os restos mortais de Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo — jovens mortos no conflito e homenageados pela sigla M.M.D.C.
Conheça o Assador, novo rodízio do fundador do Fogo de Chão
Vera Magalhães encerra contrato com a TV Cultura; veja pronunciamento
Morre em SP jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos
Filha de Olavo de Carvalho, Heloísa de Carvalho morre aos 56 anos em Atibaia
Mulher de 63 anos sofre estelionato durante corrida de táxi no centro de SP





