41% dos postes elétricos no centro de São Paulo estão revitalizados
Vinte localizados na República e Largo do Arouche estão passando por restauração

A gestão municipal anunciou nesta quinta-feira (10) que vinte postes clássicos estão em fase de restauro na região da República e do Largo do Arouche. Colocados no início do século XX, eles são conhecidos como “postes da Light”, em referência à antiga companhia de energia da cidade.
O projeto de restauração das estruturas começou em 2018, sob responsabilidade da Ilumina SP, e até o momento alcançou 41, 43%. No total, são 1716 iluminações do tipo no centro da cidade, das quais 711 passaram pelo processo.
Atualmente, a cidade possui oito diferentes tipos de postes elétricos de ferro fundido. Instalados em 1907, a capital chegou a ter 24 tipos distintos.
Segundo a prefeitura, o procedimento de restauro é complexo, porque envolve diferentes etapas: lixamento para retirada de tintas antigas, aplicação de zarcão (fundo sintético anticorrosivo), pintura com esmalte sintético preto semi-brilho, substituição de peças danificadas, além da padronização de itens como globos, soquetes e cabeamentos. As partes em ferro fundido ainda são escaneadas em 3D para fazer moldes de madeira para nova fundição.
Os já restaurados se encontram em locais históricos da cidade, como o Museu do Ipiranga, o Viaduto Santa Ifigênia, a Rua Brigadeiro Tobias, a Avenida Prestes Maia e a Praça Pedro Lessa.