32% das mulheres já sofreram assédio no transporte público, diz pesquisa
Segundo estudo feito pelo Ipec em parceria com o Instituto Patrícia Galvão, 45% das mulheres já tiveram o corpo tocado sem consentimento
Uma pesquisa realizada pelo Ipec em parceria com o Instituto Patrícia Galvão revela que 45% das mulheres já tiveram o corpo tocado sem seu consentimento em local público. Ao mesmo tempo, apenas 5% dos homens ouvidos admitem que já fizeram isso.
Ainda de acordo com a pesquisa, 32% das mulheres disseram que já foram assediadas ou importunadas sexualmente no transporte público, mas nenhum homem disse que já praticou esse tipo de violência.
+ Prédio centenário que abrigou colégio começa a ser restaurado no Ipiranga
A pesquisa “Percepções sobre controle, assédio e violência doméstica: vivências e práticas” também revela que 41% das mulheres já foram xingadas ou agredidas por dizerem não a alguém que lhes mostrou interesse sexual.
O estudo foi feito com o objetivo de compreender as percepções da população brasileira sobre a violência sexual e doméstica, e foram ouvidas, por telefone, 1 200 pessoas (800 homens e 400 mulheres), com 16 anos ou mais, entre 21 de julho e 1º de agosto de 2022, em todo o Brasil. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.