Primeiro dia de Enem tem machismo, apartheid e spray de pimenta
Neste sábado, temas foram relacionados a ciências humanas e da natureza
No primeiro dia de provas, temas como Hamlet, xenofobia, crise de refugiados e até a composição do spray de pimenta foram perguntados aos alunos que prestaram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Sobre machismo, os estudantes tinham que relacionar uma propaganda de 1968, em que uma mulher, vestida de astronauta, segurava um produto de limpeza. Abaixo do comercial, havia a frase: “A mulher levará a limpeza para a lua”.
Avenida Paulista abre mais tarde para pedestres no domingo
Na pergunta, havia uma informação de que 50% da equipe da Nasa era formada por funcionárias do sexo feminino, citando comentários machistas publicados na internet. A missão do aluno era relacionar os dois acontecimentos.
O cantor e compoitor Renato Teixeira também foi lembrado. Em um texto publicado em 2012, ele afirmava que a música sertaneja não mudou: o que mudou foi o campo, que ficou mais tecnológico e rico.
Neste sábado (5), os candidatos precisaramm responder a 90 questões de múltipla escolha. Dessas, 45 foram da prova de ciências humanas e 45 de ciências da natureza. No domingo (6), os portões fecham às 13 horas.