Imagem Blog

Vida Boa Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Bárbara Öberg
A repórter Bárbara Öberg fala sobre bem estar, exercícios, saúde e novidades para melhorar a rotina.
Continua após publicidade

Nutróloga lista os 10 erros que mais atrapalham o emagrecimento

As dicas vão te ajudar a não ganhar os inesperados quilinhos a mais durante uma dieta

Por VEJA SP
Atualizado em 26 fev 2017, 10h17 - Publicado em 15 set 2016, 15h51

peso-1

Lá vem a velha e (nem tão boa) história: não con-si-go emagrecer. Opa! Bem vindo ao mundo real. Sim, é difícil. Sim, dá pra fazer. Você pode estar cometendo erros recorrentes que podem parecer bobos mas que comprometem – e muito – o resultado da sua dieta.

+ Um cinto que alerta se você exagerou na comilança

Não está convencido? A médica nutróloga Ana Luísa Vilela fez uma lista com dez principais erros cometidos por quem quer emagrecer. Espia só:

1) Pular refeições: muita gente deixa de tomar o café da manhã ou escapa do jantar na tentativa de perder peso, um erro gravíssimo. “Nosso corpo trabalha com a programação metabólica e, ao deixar de se alimentar, na próxima refeição ele vai entender que precisa armazenar energia para não ser pego de surpresa novamente. Daí qualquer alimento que for ingerido será transformado em gordurinhas.”

2) Comer na frente da TV ou do computador: não importa a pressa, o momento da refeição deve ser feito com tranquilidade e consciência. “Ao comer na frente da TV ou do computador você acaba não prestando atenção na quantidade que está comendo e acaba exagerando no prato. Além disso, no trabalho come-se com pressa. Assim você não mastiga direito, prejudicando a digestão, e não sente o sabor do alimento. O cérebro não entende que já está saciado e é preciso comer mais”, diz a médica.

Continua após a publicidade

3) Carboidrato em todas as refeições: a duplinha arroz + feijão é muito nutritiva, mas deve ficar restrita a apenas uma refeição por dia. “Além disso, não dá para acrescentar à essa combinação, carboidratos como batata, por exemplo. Porque daí a refeição fica extremamente calórica”.

4) Trocar o refrigerante pelo suco industrializado: Fique esperto e observe o rótulo, bebidas industrializadas, mesmo aquelas à base de frutas, têm muito sódio e, principalmente, açúcar. Por isso, dê preferência ao suco natural de limão, por exemplo, e sem adoçar.

+ O que emagrece mais: dieta ou atividade física?

5) Não beber água: o nosso organismo precisa se manter hidratado para funcionar corretamente. Além disso, o cérebro confunde sede com fome e pode enviar uma falsa vontade de beliscar algo quando, na verdade, o que você precisa é de um copo d’água geladinho. “E água, além de dar saciedade, ajuda a limpar as toxinas e não tem calorias.”

6) Se deixar levar pela fome emocional: sabe aquela velha desculpa do “eu mereço”? É dela quem estamos falando. “É preciso saber distinguir a fome emocional da fome de verdade. Ao entender que a vontade de comer não é realmente uma necessidade física e conseguir resistir às tentações, você dá um grande passo na direção do emagrecimento saudável.”

Continua após a publicidade

7) Trocar refeições por shakes: eles são práticos e rápidos, mas devem ser consumidos com parcimônia ou podem deixar os rins sobrecarregados. Fique de olho.

shak
Shakes: excesso pode comprometer os rins (Foto: Reprodução/Pinterest)

8) Não comer fibras: frutas, legumes, verduras e grãos devem estar presente na maioria das refeições. Fibras trazem saciedade e evitam aquela fome fora de hora.

9) Comer sobremesa todos os dias: “você pode comer um docinho… de vez em quando, claaaaro! Mas, se quer realmente emagrecer, tem que fazer o sacrifício e aprender a provar porções menores e esporádicas, preferencialmente feitas com frutas e gelatina e sem muita gordura. Esqueça doces com massas folhadas, creme chantilly, creme de avelã e por aí vai.”

10) Beliscar errado: De bala em bala, de biscoito em biscoito…. Dá ruim. “É preciso atenção com a quantidade e a qualidade do que vai beliscar. Mesmo alimentos que parecem saudáveis, como as barras de cereal, podem atrapalhar a perda de peso.”

Gostaram? Pra saber mais sobre a médica, o site da clínica dela é Dra. Ana Luisa Vilela. www.slimform.com.br ou  www.draanaluisavilela.com.br

Continua após a publicidade

Em tempo: para me mandar uma sugestão, escreva: chrismartinez@butiquedeletras.com.br e pra me seguir nas redes sociais, instragram @vidaboa_ e no snapchat, chrismartinez4

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.