Imagem Blog

Tudo Sobre Cinema Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Continua após publicidade

Netflix e Amazon: 15 filmes sobre episódios da Segunda Guerra Mundial

Entre as atrações estão Até o Último Homem e Midway

Por Miguel Barbieri Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 29 set 2020, 22h59 - Publicado em 24 set 2020, 16h30

Segunda Guerra Mundial é um tema que, felizmente, nunca saiu nem sairá de moda. Afinal, sempre é preciso relembrar os horrores provocados por Adolf Hitler. Netflix e Amazon Prime Video têm alguns filmes sobre o assunto. Alguns são bem conhecidos, como O Resgate do Soldado Ryan e A Lista Schindler, ambos dirigidos por Spielberg. Mas, no meu “garimpo”, encontrei títulos desconhecidos e inéditos nos cinemas.

#AnneFrank — Parallel Stories > O subtítulo do documentário explicita a ideia do projeto. Há histórias paralelas girando em torno da trajetória de Anne Frank, a jovem de Amsterdã que morreu de tifo no campo de concentração de Bergen-Belsen, na Alemanha, em 1945, aos 15 anos. A atriz Helen Mirren lê trechos do livro O Diário de Anne Frank enquanto sobreviventes do Holocausto rememoram passagens dramáticas da II Guerra. Talvez o excesso da produção esteja na garota que, interessada na vida de Anne Frank, percorre lugares por onde ela passou. Num toque para as novas gerações, deixa registradas numa rede social as imagens que recolhe pelo caminho. Netflix.

Sobibor > Recriação de um caso verídico ocorrido em 1943 no campo de extermínio de Sobibor, na Polônia. Para lá são levados judeus alemães e prisioneiros de guerra poloneses e russos. O protagonista Alexander Pechersky vai liderar uma rebelião contra os oficiais e carrascos nazistas. O roteiro também se debruça sobre outros personagens, como um joalheiro à procura da esposa (morta na câmara de gás) e um garoto que serve de isca para os inimigos. Em meio ao drama e ao suspense, o filme enfoca de forma brutal as atrocidades praticadas pelos capachos de Hitler. Amazon Prime Video.

As Mães do Terceiro Reich > Em 1943, com a região da Alsácia, na França, anexada à Alemanha, jovens mulheres são levadas para um acampamento militar. Entre elas estão Lisette e Alice, interpretadas por Louise Herrero e Flore Bonaventura. As moças devem ser subservientes aos nazistas e jurar fidelidade a Hitler. Lisette enxerga só benefícios no novo cotidiano, mas a rebelde Alice quer fugir de lá. As duas acabam se tornando amigas e, juntas, vão passar por apuros numa fábrica de bombas e numa maternidade para lá de suspeita. Embora numa modesta produção para a TV e com tragédias sendo tratadas de forma branda, a trama envolve pelo ineditismo do tema. Amazon Prime Video.

Midway > Roland Emmerich, diretor de Independence Day e O Dia Depois de Amanhã, é craque em cenas de ação com o apoio de efeitos visuais. Seu mais recente trabalho, embora se arraste em situações dispensáveis e inclua atores que não têm muito que fazer, recria com vivacidade a batalha no Oceano Pacífico, ocorrida em junho de 1942. Em consequência do atentado do Exército japonês à base americana de Pearl Harbor, os americanos se preparam para um contra-ataque nas Ilhas Midway. Personagens verídicos, como os interpretados por Patrick Wilson e Woody Harrelson, são misturados a outros ficcionais, como o destemido piloto encarnado por Nick Jonas. Amazon Prime Video.

Continua após a publicidade

O Fotógrafo de Mauthausen > Mario Casas (no centro da foto) interpreta Francesc (ou Francisco) Boix, o assistente do fotógrafo do campo de trabalho escravo de Mauthausen, na Áustria, para onde eram levados, além de assassinos, judeus poloneses e espanhóis expatriados pelo ditador Francisco Franco. Era o caso de Boix, que tinha a nobre missão de esconder fotos e negativos para, posteriormente, expor ao mundo as atrocidades cometidas pelos nazistas. A trama, ambientada em 1944, tem elementos do drama e do suspense e traz à tona um personagem esquecido pela história. Netflix.

O Trem de Hitler — A Besta de Aço > O documentário enfoca a construção, que durou dois anos, do meio de transporte preferido do líder nazista. O Amerika era uma fortaleza com banheiras folheadas a ouro, telefone, ar condicionado e calefação. Foi no trem que Hitler recebeu ditadores como Franco e Mussolini e planejou estratégias para invadir a Polônia e a França. Netflix. 

Riphagen > Jeroen van Koningsbrugge atua como o holandês que trabalhava para o serviço secreto alemão dedurando judeus escondidos em Amsterdã. Mas ele fazia jogo duplo: deixava de entregá-los à polícia em troca de “guardar” joias e dinheiro. Além da complexidade do personagem, o filme expõe um aspecto interessante sobre a situação da Holanda após a rendição dos nazistas, em 1944. Netflix.

Até o Último Homem > O americano Desmond Doss (Andrew Garfield) é um rapaz apaixonado pela enfermeira Dorothy (Teresa Palmer), vem de uma família humilde e, interessado em medicina, decide se alistar para lutar na II Guerra e, assim, poder salvar seus compatriotas no Japão, em 1945. Adventista do Sétimo Dia, passa, antes, por um árduo treinamento do Exército e nem mesmo seu tipo franzino o faz desistir do objetivo. Algo, porém, ameaça sua permanência: o soldado leva ao pé da letra o mandamento “não matarás” e se recusa a pegar em armas. Netflix.

+Assine a Vejinha a partir de 6,90

O Resgate do Soldado Ryan > Os 27 primeiros minutos são uma obra-prima do cinema de guerra. Dirigido por Spielberg, o drama começa no desembarque dos aliados na Normandia em 6 de junho de 1944, em seguida, mostra a missão de um capitão americano (Tom Hanks) à procura de um soldado desaparecido na França. Netflix e Amazon Prime Video. 

A Lista de Schindler > A magistral obra-prima de Steven Spielberg resgata a história de Oskar Schindler (Liam Neeson), um industrial que, na Polônia ocupada pelos nazistas, empregou vários judeus para ajuda-los a escapar da morte. Netflix.

Lída Baarová > Embora com recriação de época mediana, a biografia de Lída Baarová, papel de Tatiana Pauhofová (foto), ganha pontos pelas curiosidades. Atriz famosa na Checoslováquia da década de 30, ela se mudou para Berlim a fim de fazer carreira no cinema alemão. Caiu nas graças de Hitler e virou amante de Joseph Goebbels, o ministro da Propaganda nazista, que era casado e pai de família. A trajetória de Lída, então, foi da glória à desgraça em poucos anos. Netflix.

A Queda > O filme é ambientado durante a Batalha de Berlim, com a Alemanha à beira da derrota, cobre os últimos dias de Adolf Hitler (interpretado por Bruno Ganz). Amazon Prime Video. 

Agnus Dei > Uma triste história real sobre um convento na Polônia que teve algumas de suas freiras estupradas por soldados russos durante a II Guerra. Netflix. 

Invencível > Inspirado numa história real, o filme registro o desespero de um piloto que, após passar dias no mar, é capturado por japoneses durante a II Guerra. Netflix. 

Darkest Hour (O Destino de uma Nação) > Fabuloso na pele de Winston Churchill, Gary Oldman foi merecidamente vencedor do Oscar. O episódio registrado mostra como o então primeiro-ministro britânico, recém-empossado, em maio de 1940, enfrentou Hitler durante a II Guerra. Netflix. 

Quer me seguir nas redes sociais? Anote: 

Facebook: facebook.com/paginadoblogdomiguel
Twitter: @miguelbarbieri
Instagram: miguelbarbieri
YouTube: Miguel Barbieri Jr. 

 

 

 

 

 

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.