Maria João Pires fará recital em prol das obras do Cultura Artística
Premiada pianista portuguesa se apresentará em 8 de outubro; renda ajudará a levantar 50 milhões de reais para a reinauguração do local

Em 8 de outubro, uma terça-feira, a premiada pianista portuguesa Maria João Pires, 75, fará um recital com peças de Chopin, Liszt e Beethoven na Sala São Paulo, nos Campos Elísios. Os ingressos custam entre 200 e 1 000 reais. Cerca de 70% dos 1 450 lugares já foram vendidos.
Toda a renda será revertida para o custeio da segunda fase de obras do Teatro Cultura Artística, destruído em um incêndio em 2008. “Celebraremos o fim da primeira parte da reconstrução, em julho. A partir do segundo semestre do ano que vem, vamos nos dedicar aos acabamentos”, diz Frederico Lohmann, superintendente da instituição.
A primeira parte começou em março de 2018, com obras de fundação, e custou 50 milhões de reais. Cerca de 80% dessa verba veio por meio de leis de incentivo. Agora, faltam outros 50 milhões de reais para os acabamentos. A instituição possui cerca de 20% desse valor.
“Toda doação é bem-vinda, não importa a quantia”, afirma Lohmann. Ele menciona, por exemplo, um ex-frequentador do teatro que colaborou com 60 reais. A maior contribuição foi de 5 milhões de reais, de uma empresa.
O Cultura Artística deverá ser reinaugurado no segundo semestre de 2021. A maior sala do local, com 700 lugares, será dedicada às músicas erudita e popular. Haverá também doze salas para ensino de instrumentos. Um espaço de 200 lugares abrigará um teatro.
“Esse teatro foi inaugurado com um recital de Villa-Lobos. Agora, estamos com o desafio de fazer uma reinauguração a altura da importância desse ponto”, diz Lohmann.