Imagem Blog

Terraço Paulistano Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Notas exclusivas sobre artistas, políticos, atletas, modelos, empresários e pessoas de outras áreas que são destaque na cidade. Por Humberto Abdo.
Continua após publicidade

Joice Hasselmann é acusada de plagiar e distorcer vídeo de cineasta

A peça foi criada para a campanha presidencial de Geraldo Alckmin

Por Ana Carolina Soares
Atualizado em 8 nov 2019, 10h19 - Publicado em 8 nov 2019, 06h00

Deputada federal (PSL) e jornalista, Joice Hasselmann, 41, enfrenta mais uma acusação de plágio. De acordo com o cineasta Sergio Mastrocola, ela usou e distorceu uma peça criada por ele para a campanha presidencial de Geraldo Alckmin. No vídeo, uma rosa atravessa e quebra vasilhames rotulados de “criminalidade”, “falta de segurança” e “violência”. Na obra para Alckmin, a conclusão era: “Não é na bala que se resolve”. Joice utilizou as mesmas imagens em suas redes sociais, mas a moral da história foi: “Não se combate violência com flores”.

O cineasta diz que, após passar meses tentando tirar a montagem do ar, resolveu entrar com o processo. Em 31 de outubro, a juíza Regina de Oliveira Marques, da 5ª Vara Cível de Santo Amaro, determinou uma audiência de conciliação, ainda sem data. “Não haverá acordo, pois a ideia veio de uma campanha, se não me engano, inglesa”, rebate Gustavo Guedes, advogado da deputada. “Independentemente da criação do roteiro, eu realizei essa filmagem extremamente complexa, e ela usou meu trabalho sem o meu consentimento, além de tê-lo modificado”, afirma Mastrocola, que pede uma indenização de 46 000 reais.

Publicado em VEJA SÃO PAULO de 13 de novembro de 2019, edição nº 2660.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.