Clique e assine por apenas 5,90/mês
Terraço Paulistano Notas exclusivas sobre artistas, políticos, atletas, modelos, empresários e pessoas de outras áreas que são destaque na cidade. Por Humberto Abdo.

Investidores negociam reforma em Palacete do Carmo, abandonado no Centro

Prédio dos anos 1920 pertence à Igreja Católica; projeto inicial inclui a restauração da ala histórica e a construção de um anexo

Por Pedro Carvalho - Atualizado em 14 ago 2020, 18h58 - Publicado em 14 ago 2020, 06h00

Investidores e a Arquidiocese de São Paulo começaram a negociar a megarreforma do Palacete do Carmo, com terreno de cerca de 3 950 metros quadrados ao lado da Praça da Sé. O prédio, dos anos 1920, pertence à Igreja Católica e está abandonado e degradado. A iniciativa partiu da GSC Investimentos, que desenhou um projeto inicial (acima, sujeito a mudanças, um dos ângulos) e está reunindo interessados em investir. A obra custaria de 150 milhões a 200 milhões de reais. O valor incluiria a restauração da ala histórica e a construção de um moderno anexo, onde hoje fica um estacionamento (a área também é de propriedade dos religiosos). “Inicialmente, a Cúria gostou da proposta. Já temos fundos imobiliários interessados”, diz Sérgio Costa, CEO da GSC. “A ideia é trazer empresas para o Centro, onde já existem metrô e boa infraestrutura”, ele explica — o novo edifício nem sequer prevê garagens. A GSC desenvolve estudos semelhantes para outros oito prédios históricos e abandonados da região.

Vista aérea de projeto, desenhado pela GSC Investimentos. Octall/Reprodução
Atualmente, edifício pertence à Igreja Católica e está abandonado. Octall/Reprodução
Novo edifício não prevê garagens. Octall/Reprodução
Megarreforma incluiria a restauração da ala histórica e construção de um anexo. Octall/Reprodução
Visão aérea de projeto inicial para megarreforma. Octall/Reprodução
Detalhe da fachada do prédio. Raul Justes Lores/Veja SP

 

+Assine a Vejinha a partir de 6,90

Publicado em VEJA SÃO PAULO de 19 de agosto de 2020, edição nº 2700.

Publicidade