Clique e assine por apenas 5,90/mês
Terraço Paulistano Notas exclusivas sobre artistas, políticos, atletas, modelos, empresários e pessoas de outras áreas que são destaque na cidade. Por Humberto Abdo.

Influencers criam grupos no WhatsApp para gerar mais curtidas no Instagram

Encabeçada pelo consultor de imagem Alexandre Taleb, a ação tenta "burlar" os algoritmos da plataforma

Por Ana Carolina Soares - Atualizado em 4 nov 2019, 22h05 - Publicado em 1 nov 2019, 06h00

Preocupados com a queda de curtidas e comentários atribuída aos novos algoritmos do Instagram, alguns influenciadores deram “um jeitinho”. Têm surgido grupos de WhatsApp que garantem os cliques nos posts publicitários. Um dos mais famosos é o “Engajamento Instagram”, com quase 100 membros, criado pelo consultor de imagem Alexandre Taleb, 48 anos e 203 000 seguidores. Por lá, há nomes como o promoter Helinho Calfat (307 000) e a blogueira Paty Scaringella (1 milhão).

Como funciona: um membro faz uma postagem no Instagram e avisa os colegas via WhatsApp. Até as 10 da manhã do dia seguinte, a turma deve curtir e fazer comentários de no mínimo quatro palavras. Taleb também ensina a copiar o link do publipost anunciado no grupo para o Insta, a fim de despistar o sistema antifraudes.

Usou a estratégia, por exemplo, para incrementar as mais de 1 100 curtidas na ação de uma academia. Alguns recém-chegados ao coletivo discutiram: isso seria ético com os parceiros comerciais? Taleb defende a ideia de que se trata de atos entre amigos para se ajudarem, uma vez que não têm muito tempo para ficar nas redes sociais. Procurado, ele não quis dar declarações.

Publicado em VEJA SÃO PAULO de 06 de novembro de 2019, edição nº 2659.

Continua após a publicidade
Publicidade