Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Terraço Paulistano Notas exclusivas sobre artistas, políticos, atletas, modelos, empresários e pessoas de outras áreas que são destaque na cidade. Por Humberto Abdo.

Guido Mantega protocola processos contra autores de xingamentos em restaurante

Advogado de Guido Mantega, José Roberto Batochio protocolou no final da tarde desta terça (14) dois processos em nome de seu cliente. O ex-ministro da Fazenda vai processar as duas pessoas – com nomes ainda mantidos em sigilo – identificadas como autoras dos xingamentos sofridos dentro do restaurante Trio, na Vila Olímpia, em junho. Ao todo, foram […]

Por João Batista Jr. Atualizado em 26 fev 2017, 15h37 - Publicado em 14 jul 2015, 20h47
Batochio, advogado de Mantega: não podemos nos transformar em uma sociedade de achincalhadores da honra alheia (Foto: Divulgação)

Batochio, advogado de Mantega: “Não podemos nos transformar em uma sociedade de achincalhadores.” (Foto: Divulgação)

Advogado de Guido Mantega, José Roberto Batochio protocolou no final da tarde desta terça (14) dois processos em nome de seu cliente. O ex-ministro da Fazenda vai processar as duas pessoas – com nomes ainda mantidos em sigilo – identificadas como autoras dos xingamentos sofridos dentro do restaurante Trio, na Vila Olímpia, em junho. Ao todo, foram três episódios do gênero: no Hospital Albert Einstein do Morumbi e no Aguzzo Cocina & Vino (neste último, não houve registro). Um dos objetivos do processo é coibir novas manifestações em locais públicos.

+ Marina Mantega, em defesa do pai: “Ele não vai viver de delivery”

O senhor identificou os autores dos xingamentos?

No primeiro ato, dentro do Hospital Albert Einstein, não foi possível identificar a pessoa porque não há um rosto e o áudio do que parece ser uma mulher não está claro. Mas já encontramos os dois autores das condutas criminosas dentro do restaurante Trio. Para saber quem eram os indivíduos, olhamos o material de vídeo postado na internet. Além disso, pessoas que estavam no restaurante na hora que o fato ocorreu mandaram e-mails ao ex-ministro para dar detalhes e mais informações. Uma delas foi mais difícil de identificar por ter três homônimos dentro de sua família.

Qual será o procedimento uma vez que eles foram identificados?

Entrei nesta terça-feira com dois processos: um criminal e outro de reparação de danos morais. Não pedimos um valor específico, isso fica a cargo de um juiz quantificar. O Mantega nunca foi citado em nenhuma denúncia de corrupção. A honra é o maior bem que uma pessoa pode ter.

Qual é o objetivo dessas ações?

Espera-se que elas possuam um efeito pedagógico. A liberdade de expressão é sagrada, mas não podemos nos transformar em uma sociedade de achincalhadores da honra alheia.

Continua após a publicidade
Publicidade