Imagem Blog

Terraço Paulistano Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Notas exclusivas sobre artistas, políticos, atletas, modelos, empresários e pessoas de outras áreas que são destaque na cidade. Por Humberto Abdo.
Continua após publicidade

Ex-juiz publica obra sobre histórias da máfia italiana que inspiraram PCC

Especialista em crime organizado, Walter Fanganiello Maierovitch relembra episódio em que quase foi encurralado por mafiosos na Sicília

Por Humberto Abdo
7 Maio 2021, 06h00

Especialista em operações da máfia, o ex-desembargador e jurista Walter Fanganiello Maierovitch, 73, coleciona relatos após décadas de estudos. “Há oito anos sem pisar na Sicília, Pino Arlacchi, um dos inimigos da Cosa Nostra, uma vez me acompanhou em um restaurante onde quase fomos encurralados. Comíamos uma entradinha de frutos do mar quando sua segurança composta de doze pessoas nos levou às pressas”, relembra. “Voltando ao hotel, explicaram que tínhamos ocupado o lado da calçada de influência mafiosa, o que era visto como uma provocação. Viram movimentação de gente armada, mas saímos ilesos.”

+Assine a Vejinha a partir de 8,90.

No novo livro Máfia, Poder e Antimáfia, ele descreve a partir dessas experiências o universo do crime organizado na Itália e como esse “modelo de negócio” serviu de guia para facções como o PCC — que até hoje cobra de moradores e comerciantes “taxas de proteção” em seus territórios na cidade. “E a lavagem de dinheiro sujo é, em parte, reciclada em postos de gasolina e propriedades agrícolas, como fazendas no Paraguai, onde grupos ainda plantam maconha com sementes transgênicas, que são mais resistentes e têm safra continuada, ou seja, dão o ano todo.”

Em São Paulo, Maierovitch observa que nunca teve problemas de segurança pela natureza de seu trabalho. “Faz cinco anos que não tenho nenhum tipo de segurança até porque meus filhos já cresceram”, conta. “Uma coisa é estar em atividade executiva, em primeira linha, outra é escrever sobre a máfia, coisa que fiz durante anos e anos… E o crime organizado nunca deu nenhuma bola.”

Continua após a publicidade

+Assine a Vejinha a partir de 8,90.

Publicado em VEJA São Paulo de 12 de maio de 2021, edição nº 2737.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.