Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

Terraço Paulistano

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre artistas, políticos, atletas, modelos, empresários e pessoas que são destaque na cidade. Por Humberto Abdo (humberto.abdo@abril.com.br).

Sapateiro especializado em bolsas de grife começou como engraxate aos 13

Com clientes como Sabrina Sato, Thiago Landes cobra até 2 000 reais por serviço na região da Paulista, onde trabalhava engraxando sapatos na calçada

Por Humberto Abdo
Atualizado em 19 set 2023, 10h57 - Publicado em 6 nov 2020, 06h00
Homem posa sentado em poltrona vermelha de engraxate.
Sob a marquise de um Banco Itaú na Avenida Paulista, o sapateiro Thiago Landes mantém o ponto com poltronas para serviços de engraxate, onde começou a trajetória aos treze. (Rogério Pallatta/Veja SP)
Continua após publicidade

Sapateiro especializado em bolsas de grife, Thiago Landes, 34, é o nome indicado por marcas como Dolce&Gabbana e Fendi para a manutenção dos itens de luxo, com serviços que podem custar até 2 000 reais. Landes começou como engraxate com apenas 13 anos.

“Meu pai era camelô e pagava minha condução”, relembra. Para conquistar clientes, ele passou a arrecadar sapatos de conhecidos da igreja para exibi-los lustrados na calçada. “Lembro de comprar edições velhas da Playboy para o freguês que quisesse folhear revista de mulher pelada”, conta, aos risos.

Na rua onde trabalhava, chegou a ser expulso por uma faculdade, mas mantém até hoje seu ponto com outros engraxates na Paulista, além de uma banca para retirar pedidos e uma loja física na mesma região. Landes aprendeu as técnicas de sapataria com um profissional da Rua Augusta. “Foi ele quem me ensinou tudo.”

Os restauros de bolsas surgiram com a demanda das clientes. “Pintei a primeira, postei no Instagram e não parei mais.”

Pedidos de todo o país chegam até seu estabelecimento, que já recebeu nomes como Erick Jacquin e Grazi Massafera. “As mais baratas aqui são modelos de 6 000 reais e já consertei peças de até 50 000”, revela.

Continua após a publicidade
Foto antiga mostra Thiago Landes em ponto de engraxate na Avenida Paulista: de Franco da Rocha, paulista exibia sapatos lustrados e revistas masculinas para atrair mais clientes na calçada.
Foto antiga mostra Thiago Landes em ponto de engraxate na Avenida Paulista: de Franco da Rocha, paulista exibia sapatos lustrados e revistas masculinas para atrair mais clientes na calçada. (Arquivo Pessoal/Reprodução)
Homem com barba posa encostado em prateleira repleta de sapatos.
Bolsas e sapatos de grife ganham vida nas mãos de Thiago Landes. (Rogério Pallatta/Veja SP)

Publicado em VEJA São Paulo de 11 de novembro de 2020, edição nº 2712.

+Assine a Vejinha a partir de 5,90

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do SP

A partir de 32,90/mês