Donata Meirelles é criticada por festa com negras fantasiadas
No sábado (9), a empresária pediu desculpas em suas redes sociais e esclareceu a escolha do cenário e das roupas

As principais personalidades da Bahia estiveram no Palácio da Aclamação, em Salvador, na sexta (8) para dar os parabéns à empresária Donata Meirelles, em seu aniversário de 50 anos. Passaram por lá Caetano Veloso, que fez um pocket show, Margareth Menezes, além de outros artistas e empresários.
Donata escolheu uma decoração com temática baiana, mas não foi bem interpretada por alguns internautas… Assim que as primeiras fotos surgiram na internet, ativistas criticaram. Para eles, parecia cenário em homenagem ao Brasil Colônia escravocrata, com mulheres negras fantasiadas de mucamas e as cadeiras do candomblé foram interpretadas como “tronos de sinhá”.
“A branquitude ama vivenciar o ranço da escravidão, porque afinal de contas eles gostariam que não tivesse acabado mas, será que acabou?”, escreveu, em uma postagem nas redes sociais, a cantora negra Joyce Fernandes, conhecida como Preta Rara.
No sábado, Donata pediu desculpas com um post no Instagram: “Nas fotos publicadas, a cadeira não era uma cadeira de Sinhá, e sim de candomblé, e as roupas não eram de mucama, mas trajes de baiana de festa. Ainda assim, se causamos uma impressão diferente dessa, peço desculpas.”
E para você: as negras retratadas parecem mucamas ou simplesmente vestem fantasias de baianas?
Leia os posts completos e as fotos da festa.
https://www.instagram.com/p/BtqPKZkAr9V/
