Abilio Diniz processa marchand por supostos quadros falsos de Volpi

As duas pinturas em questão estão na coleção pessoal do empresário e sua mulher, Geyze Marchesi

Um dia após oferecer um jantar para a cúpula do Museu de Arte de São Paulo (Masp), o casal Abilio Diniz e Geyze Marchesi recebeu um telefonema do então diretor-presidente da instituição, Heitor Martins. Ele questionou a autoria de dois quadros atribuídos a Alfredo Volpi, Bandeirinhas e Bandeirinhas com Mastro, e deu um conselho: deveriam ser tirados das paredes da residência, pois “contaminavam” a coleção de arte particular. O constrangimento ocorreu em 2017 e os dois entraram com um processo contra o marchand Marcelo Barbosa, dono da Galeria Pintura Brasileira, nos Jardins.

“As pinturas são verdadeiras, mas não gostaria de perder bons clientes como eles. Se quiserem, posso receber os quadros de volta e devolver o dinheiro”, propôs Barbosa. Ele acenou a “bandeira branca” em 22 de agosto, em uma audiência de conciliação na 34ª Vara Cível, mas os Diniz recusaram. Querem provar a falsidade das obras e receber uma indenização por danos morais na ação, de 200 000 reais. O juiz nomeou como perito João Carlos Lourenço, mas ainda não há prazo para a entrega do laudo. Procurado pela reportagem, os Diniz vão se pronunciar só após o veredicto.

‘Bandeirinhas’, atribuída a Volpi

‘Bandeirinhas’, atribuída a Volpi (Reprodução/Veja SP)

Publicado em VEJA SÃO PAULO de 18 de setembro de 2019, edição nº 2652.

+ PODCAST #SPSonha: Entrevista com o prefeito Bruno Covas

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s