Imagem Blog

Infomania Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Thiago Ramaciotti
Thiago Ramaciotti dá dicas sobre tecnologia, gadgets e apps
Continua após publicidade

Black Friday: startup reduz preços e busca por frete grátis em e-commerces

Com uso de tecnologia, a plataforma compara preços e testa cupons automaticamente

Por Thiago Ramaciotti
Atualizado em 28 nov 2019, 15h47 - Publicado em 22 nov 2019, 16h24

A Black Friday, que ocorre no dia 29 de novembro aqui no Brasil, é a hora mais esperada para adiantar as compras de Natal. A data, importada dos EUA, cresce ano após ano no país. As lojas lutam para abandonar o apelido de “Black Fraude”, prática também conhecida como “metade do dobro”, que consiste em aumentar os preços antes  para depois baixá-los. A sacanagem diminuiu com o passar dos anos, mas continua sendo um problema.      

A busca pelas melhores promoções levou os consumidores a se munir de ferramentas para comparar e monitorar preços nos e-commerces, porém o Brasil é um país gigante. A grande pegadinha pode estar no valor do frete, que consegue representar até 40% do valor da compra e variar 400% de uma loja para outra. 

Pensando nisso, o Reduza, startup que reduz preços em lojas como Centauro, Dafiti, Netshoes, Electrolux, Americanas e mais 200 outras, criou uma plataforma on-line de comparação de preço, que ajuda o consumidor na tomada de decisão, calculando o preço final do produto, considerando o custo do objeto mais o valor do frete, com diferentes formas de pagamento. Ao acessar o site, basta colar o link do artigo desejado, clicar em “menor preço”, informar o CEP e aguardar alguns segundos. 

“A plataforma permite que o usuário crie alertas para ser avisado quando o valor da taxa de entrega estiver reduzida ou, melhor ainda, estiver gratuita”, diz o diretor Amador Gonçalves Neto. O frete ganha peso porque os centros de distribuição próprio das lojas contam com logísticas limitadas.

De acordo com o negócio, os valores ali são até 30% mais baratos que nos comparadores de preços tradicionais. “A cada compra verificada, o nosso algoritmo capta se o site oferece cupons de forma automática”, diz Gonçalves. 

A Associação Brasileiro do Comércio Eletrônico (ABComm) projeta crescimento de 18% no faturamento dos e-commerces com a Black Friday deste ano em relação a 2018, chegando a 3,45 bilhões de reais. A projeção leva em conta desde a quinta-feira véspera da Black Friday até a chamada Cyber Monday, saldão da promoção e acontece na segunda-feira pós Black Friday.

Continua após a publicidade

Outro cuidado importante que o consumidor deve ter é com as falsas promoções que aparecem por e-mail ou em redes sociais. São cada vez mais comuns propagandas com preços impraticáveis, que chamam a atenção e levam para páginas clonadas, sites falsos usados para dar golpes ou roubar dados bancários, prática também conhecida como phishing. O Reduza listou algumas dicas fundamentais para fugir desse tipo de prática, confira:

1. Desconfie de preços muito baixos

Viu uma promoção incrível no Facebook, no Instagram ou em seu e-mail? Cuidado, o preço é o primeiro sinal para esse tipo de golpe, que geralmente oferece produtos incríveis com preços praticamente impossíveis.

2. Confira o link/URL destino da promoção

Ao abrir o anúncio, faça uma análise da URL, que é o link que te levou ao site da promoção. Veja se realmente é o domínio oficial da loja em questão. Na dúvida, acesse o site da marca diretamente ou por meio do Google e pesquise pelo item da promoção. Se for uma loja que não é popular, faça buscas nas redes sociais, sites de reclamações e lista do Procon, ligue na loja e, na dúvida, não compre. Prefira sites confiáveis.

Continua após a publicidade

3. Confira o nome da página ou perfil que divulgou a promoção

É muito comum esse tipo de golpe o anúncio partir das redes sociais que tentam remeter ao nome da loja, ou nome de uma promoção. Então fique de olho e veja se é a página ou o perfil oficial da loja que está anunciando.

4. O “cadeadinho verde”, ou HTTPS, não é garantia de segurança nesses casos

Muito se ensina sobre sites seguros na internet e sobre a importância de comprar em sites com selos de segurança. Na verdade, eles garantem sigilo dos dados e não se o site é confiável, inclusive muitos desses sites clonados já trazem URLs com protocolos “https://”, que é importante mas não garante se você está em um site confiável. Por isso, fique ligado nas dicas anteriores também.      

E tem novidade, na semana da Black Friday, a Reduza lançará uma ferramenta que fará uma análise completa das promoções, incluindo comparação e histórico de preço, cálculo de frete e análise de segurança, com o nome de Black ou Fraude. O recurso ajudará o usuário a identificar falsos descontos.

Continua após a publicidade
Um exemplo de pesquisa da Reduza (Reprodução/Divulgação)
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.