Imagem Blog

O Sexo e A Cidade Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Histórias, novidades e estratégias dos empresários do mercado erótico em São Paulo
Continua após publicidade

Mãe de participante do MasterChef Júnior assediada desabafa pela primeira vez sobre o episódio

“Há muito o que falar sobre o que leva as pessoas a acharem que alguém como ela, por estar participando de um programa de tv, ser menina e ser bonita pode ser assediada, publicamente sexualizada e virtualmente estuprada”, escreveu a publicitária Daniela Schmitz, em sua coluna no Meio & Mensagem, na terça (21). No fim […]

Por Ana Carolina Soares
Atualizado em 26 fev 2017, 11h24 - Publicado em 23 jun 2016, 21h09

assédio

“Mais do que refletir, mudar o mindset, eu recomendo que a gente radicalize”, diz Daniela

“Há muito o que falar sobre o que leva as pessoas a acharem que alguém como ela, por estar participando de um programa de tv, ser menina e ser bonita pode ser assediada, publicamente sexualizada e virtualmente estuprada”, escreveu a publicitária Daniela Schmitz, em sua coluna no Meio & Mensagem, na terça (21). No fim do ano passado, a filha dela, de 12 anos, foi vítima de comentários violentos na internet simplesmente por participar do MasterChef Júniorna Band.

+ Os três vídeos mais visualizados contra a cultura do estupro

Na época, os posts renderam um debate e os tuítes foram apagados. No lugar, mulheres começaram a relatar nas redes sociais sobre as primeiras vezes que foram assediadas. A maioria sofreu seus primeiros episódios aos 7, 8, 9 anos. Mas o fato de ser comum não faz, nem pode fazer isso ser normal.

Na época, Daniela não quis se pronunciar, mas mudou de ideia após assistir a uma palestra de Madonna Badger, publicitária americana, criadora da campanha #womennotobjects (Mulheres, não objetos).

A seguir, segue o desabafo na íntegra:

Continua após a publicidade

“Eu não ia falar sobre isso. Mas depois de assistir à palestra da Madonna Badger, não é possível se calar diante de tanta coragem e sabedoria.

Não há muito o que falar sobre o caso de assédio em si, que foi vastamente explorado pela mídia e redes sociais a seu tempo e só não foi mais e mais equivocadamente porque estávamos preparados e ela amplamente protegida. No entanto, há muito o que falar sobre o que leva as pessoas a acharem que alguém como ela, por estar participando de um programa de tv, ser menina e ser bonita pode ser assediada, publicamente sexualizada e virtualmente estuprada.

Muitos dirão, são doentes, são pedófilos. Discordo, senhores. A maior parte deles são simplesmente rapazes que desde sempre foram impactados por imagens e mensagens nas quais as mulheres ou pedaços delas eram tratadas como objetos sexuais. Imagens e mensagens contidas nos anúncios, nos filmes e outdoors que os leitores deste jornal criaram, aprovaram e veicularam. E assim, cresceram, crescemos… ajudando através da publicidade a construir a cultura do estupro.

Eu não ia falar sobre isso, porque é muito dolorido ver a tua própria família se tornar vítima de uma cultura que de alguma forma direta ou indiretamente você ajudou a construir. E ainda ver, supostos influenciadores, cobras que ajudamos a criar, ironizando o caso e desmerecendo a importância da discussão que se deflagrou a partir dele com a campanha #meuprimeiroassedio.

Mas depois de ouvir a história da Madonna Badger, tive vergonha da minha dor e do meu silêncio. O que ela tem feito, em nome do legado que ela diz querer deixar paras suas 3 filhas, é algo tão poderoso e tão importante, que não pode ser mantido em silêncio.

Continua após a publicidade

Talvez vocês já tenham assistido aos vídeos produzidos para o movimento #WomenNotObjects criado pela Badger & Winters…

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=5J31AT7viqo?feature=oembed&w=500&h=281%5D

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=1O4ycTml7fk?feature=oembed&w=500&h=281%5D

Mais do que assistir, refletir, mudar o mindset, eu recomendo que a gente radicalize, deixando de consumir marcas que promovam a objetificação da mulher. Checando e deixando de contratar pessoas que planejam, criam ou aprovam essa forma de “comunicação”. Porque isso não são campanhas publicitárias, isso é contribuir ativamente para a construção de um padrão de comportamento estuprador, desumano e que coloca a mulher, desde bem pequena, num contexto profundamente humilhante e incentiva os homens, desde cedo a tratá-las como objetos. Não é brincadeira, não é sexy e muito menos engraçado. Isso não é nem mesmo propaganda. Isso é algo que vai contra a reputação das marcas e das pessoas por trás dessas marcas. E isso a Badger & Winters também comprovou através de suas pesquisas.

By the way, as filhas da Madonna Badger, morreram num incêndio há muitos anos, quando ainda eram bem pequenas. Portanto, as filhas, as netas… que vão se beneficiar de fato das mudanças que devem ocorrer a partir dessa luta, são as nossas. Obrigada por não se calar.”

Continua após a publicidade

+ As principais notícias da cidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.