Clique e assine por apenas 6,90/mês
Pergunte ao Doutor Por Blog

Usar repelente todos os dias faz mal à saúde?

A dermatologista Caroline Semerdjian, do Hospital 9 de Julho, responde

Por Catherine Barros - Atualizado em 8 May 2017, 16h33 - Publicado em 8 May 2017, 16h27

Os repelentes não fazem mal à saúde e podem ser usados diariamente, mas com moderação. “Ele deve ser aplicado até três vezes ao dia. Mais do que isso pode causar intoxicação”, explica a dermatologista Caroline Semerdjian, do Hospital 9 de Julho. No caso de crianças até 7 anos, a quantidade máxima é de duas vezes ao dia. Isso vale para todos os tipos encontrados no mercado.

São três os principais compostos presentes nos repelentes: Icaridina, DEET e IR3535. O mais comum, presente na maioria dos produtos, é o DEET. A Icaridina é o componente mais forte, tendo ação por até 12 horas no corpo – mas também é o mais difícil de achar nas prateleiras das farmácias. E o IR3535 é o que oferece menor risco de alergias. Por isso, costuma ser indicado para bebês acima de seis meses.

Bebês com até seis meses de vida e pessoas alérgicas não devem utilizar repelentes. Nesse caso, a saída é adotar mosquiteiros, telas nas janelas e repelentes elétricos (desde que colocados perto das portas ou janelas, onde há mais ventilação).

Publicidade