Tomar banho após o almoço pode causar congestão?

O clínico-geral Paulo Camiz, do Hospital das Clínicas, responde

O médico Paulo Camiz, clínico-geral do Hospital das Clínicas e professor da USP, explica que a congestão é um mal-estar súbito causado por uma dificuldade do organismo para fazer a digestão. É comum acontecer com o sujeito que vai nadar após o almoço, por exemplo. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, a causa do problema não é a água e sim, os exercícios físicos feitos com o estômago cheio.

Nesse caso, a congestão ocorre porque o fluxo sanguíneo, que faria a digestão, é desviado do estômago para os músculos. Isso pode causar falta de oxigênio no cérebro e provocar suor frio, fraqueza, dor de cabeça, vômitos e desmaios.

Casos de morte também podem acontecer, mas são raros. “Geralmente ocorrem em quem já tem algum problema de circulação, ou está com a saúde fragilizada por outro motivo”, explica Camiz.

E os banhos de chuveiro ou banheira?

De acordo com o médico, eles podem, sim, causar congestão, se a água estiver muito quente. “O problema não é o banho em si, mas a circulação de sangue que a pele exige quando está em contato com a água em altas temperaturas.”

Nesse caso, o fluxo maior de sangue passa do estômago, que está fazendo a digestão, para a pele. “Assim, a digestão fica mais lenta e ocorre a congestão”, conclui.

Veja também
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s