Clique e assine por apenas 6,90/mês
Pergunte ao Doutor Por Blog

Tirar a cutícula da unha aumenta os riscos de infecções?

A dermatologista Ana Cristina Fortes Alves, coordenadora do departamento científico de dermatologia da Associação Paulista de Medicina, responde: “Sim. A cutícula funciona como uma barreira protetora contra a entrada de fungos e bactérias. Sem ela, é como se a porta estivesse escancarada para a entrada desses micro-organismos. Qualquer lesão, como pequenos machucados e os famosos “bifes”, […]

Por Aretha Yarak - Atualizado em 26 Feb 2017, 15h41 - Publicado em 8 Jul 2015, 21h29

unha-mao-cuticula

A dermatologista Ana Cristina Fortes Alves, coordenadora do departamento científico de dermatologia da Associação Paulista de Medicina, responde:

“Sim. A cutícula funciona como uma barreira protetora contra a entrada de fungos e bactérias. Sem ela, é como se a porta estivesse escancarada para a entrada desses micro-organismos. Qualquer lesão, como pequenos machucados e os famosos “bifes”, pode aumentar os riscos de infecções.

+ Anticoncepcional dá vasinhos nas pernas?

Continua após a publicidade

Algumas mulheres optam por empurrar a cutícula, em vez de retira-la. A prática é menos agressiva, mas também traz riscos. O ideal seria apenas hidratar a região e não mexer na cutícula.”

+ Usar sapato de bico fino dá joanete?

Tem uma dúvida? Deixe sua pergunta na caixa de comentários.

* O conteúdo deste post não substitui uma consulta especializada. Procure sempre seu médico.

Publicidade