Tirar a cutícula da unha aumenta os riscos de infecções?

A dermatologista Ana Cristina Fortes Alves, coordenadora do departamento científico de dermatologia da Associação Paulista de Medicina, responde: “Sim. A cutícula funciona como uma barreira protetora contra a entrada de fungos e bactérias. Sem ela, é como se a porta estivesse escancarada para a entrada desses micro-organismos. Qualquer lesão, como pequenos machucados e os famosos “bifes”, […]

unha-mao-cuticula

A dermatologista Ana Cristina Fortes Alves, coordenadora do departamento científico de dermatologia da Associação Paulista de Medicina, responde:

“Sim. A cutícula funciona como uma barreira protetora contra a entrada de fungos e bactérias. Sem ela, é como se a porta estivesse escancarada para a entrada desses micro-organismos. Qualquer lesão, como pequenos machucados e os famosos “bifes”, pode aumentar os riscos de infecções.

+ Anticoncepcional dá vasinhos nas pernas?

Algumas mulheres optam por empurrar a cutícula, em vez de retira-la. A prática é menos agressiva, mas também traz riscos. O ideal seria apenas hidratar a região e não mexer na cutícula.”

+ Usar sapato de bico fino dá joanete?

Tem uma dúvida? Deixe sua pergunta na caixa de comentários.

* O conteúdo deste post não substitui uma consulta especializada. Procure sempre seu médico.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s