Clique e assine por apenas 6,90/mês
Pergunte ao Doutor Por Blog

Como prevenir rinites alérgicas e resfriados típicos do outono?

O otorrinolaringologista Olavo de Godoy Mion, membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, responde: “Mantenha uma boa alimentação, hidrate-se bastante e evite lugares mal ventilados, com aglomeração de pessoas. Não tem muito segredo. Pessoas com predisposição a alergias devem ficar mais atentas a essas recomendações. O uso de álcool em gel para higienizar […]

Por Aretha Yarak - Atualizado em 26 fev 2017, 17h39 - Publicado em 14 abr 2015, 17h47

rinite-outono

O otorrinolaringologista Olavo de Godoy Mion, membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, responde:

“Mantenha uma boa alimentação, hidrate-se bastante e evite lugares mal ventilados, com aglomeração de pessoas. Não tem muito segredo. Pessoas com predisposição a alergias devem ficar mais atentas a essas recomendações. O uso de álcool em gel para higienizar as mãos e a lavagem do nariz com soro fisiológico também são bastante indicados.

+ Compartilhar maquiagem pode causar doenças?

“As chamadas doenças do outono se agravam nesse período porque há uma mudança no ambiente. Nosso sistema respiratório funciona melhor com o ar limpo, úmido e quente. No outono, ele tende a ficar mais poluído, seco e frio. Assim, ficamos mais sensíveis ao tempo. Além das rinites e dos resfriados, também é comum nesse período termos um aumento nos casos de rinossinusite, asma e pneumonias.”

+ A poluição do ar pode irritar os olhos?

Tem uma dúvida? Deixe sua pergunta na caixa de comentários.

* O conteúdo deste post não substitui uma consulta especializada. Procure sempre seu médico.

Continua após a publicidade
Publicidade