Imagem Blog

São Paulo nas Alturas Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Raul Juste Lores
Redator-chefe de Veja São Paulo, é autor do livro "São Paulo nas Alturas", sobre a Pauliceia dos anos 50. Ex-correspondente em Pequim, Nova York, Washington e Buenos Aires, escreve sobre urbanismo e arquitetura
Continua após publicidade

#SPSonha: formandas projetam prédios para recuperar espaços no centro

Yasmine Pimenta Lopes e Carolina Carvalho criaram prédios para a economia compartilhada

Por Raul Juste Lores
Atualizado em 7 dez 2018, 09h17 - Publicado em 7 dez 2018, 06h00

Por muito tempo, as faculdades de arquitetura sofreram da síndrome de Brasília: alunos criavam bairros do zero, conjuntos habitacionais em superquadras e projetos públicos grandiloquentes (sem calcular o orçamento). O tempo de fartura acabou, e é estimulante ver as propostas viáveis dos alunos de arquitetura e urbanismo da Belas Artes. Duas delas me chamaram a atenção: ficam em terrenos desperdiçados no centro, cercados de boa oferta de transporte público, e são de jovens arquitetas a poucas semanas de receber o diploma (o Clube do Bolinha da arquitetura já é pretérito).

No espírito da época, e aproveitando as regras do novo Plano Diretor, elas sugerem prédios para a economia compartilhada, com relação convidativa com a calçada. Os dois edifícios têm coworking e coliving — afinal, as formandas pertencem a uma geração que dificilmente terá um emprego das 9 às 18 horas (nem deseja), que é mais nômade que seus pais e avós, e que não vê a compra de carro como prioridade.

Prédio antigo e deteriorado no Anhangabaú: opção de transformação (YASMINE PIMENTA LOPES/Divulgação)

No lugar de um imóvel baixinho no Anhangabaú, formado apenas por três pavimentos, bem deteriorado, com as inevitáveis garatujas do pixo, Yasmine Pimenta Lopes (orientada pelo professor Ivanir Neves Abreu) sugere o edifício Colecto. Teria entradas pelas ruas Formosa e Xavier de Toledo, junto à sempre degradada Ladeira da Memória, “arborizada, mas isolada pelo alto muro da estação de metrô Anhangabaú”, descreve. Tem “grande fluxo, onde as pessoas passam, mas não permanecem”. Restaurante e biblioteca estariam na entrada pelo vale, e uma galeria de lojas pela Xavier de Toledo, vizinha à saída da estação.

Escritórios e áreas residenciais compartilhados são a proposta de Carolina Carvalho para a área de declive entre dois viadutos e a Avenida Nove de Julho (FOTO E PROJETO CAROLINA CARVALHO/Divulgação)

No terreno de 1 012 metros quadrados, haveria quatro andares para escritórios compartilhados e espaço residencial nos dois últimos andares. Entre eles, um vão para ser usado como ponto de encontro. “A ideia é trazer fluxo para a região também à noite, aumentando a vigilância e a sensação de segurança”, justifica. Uma das inspirações dela é o coworking Civico, na Rua Virgilio de Carvalho Pinto, em Pinheiros.

Terreno na Avenida Nove de Julho: espaço para imóveis novos e modernos (YASMINE PIMENTA LOPES/Divulgação)

Sua colega Carolina Carvalho (orientada pelo professor Ed Lucchini Jr.) escolheu uma área ainda mais acidentada, onde hoje agonizam um estacionamento e uma escadaria, com 2 000 metros quadrados, em declive, entre os viadutos Major Quedinho e Nove de Julho, chegando na parte de baixo à avenida homônima e à Rua Álvaro de Carvalho. Ela propõe uma torre de dezoito andares também de uso misto. Nos três diferentes térreos, dependendo do acesso pelos viadutos ou pela avenida, ela instalou equipamentos de uso público, de lanchonete a biblioteca, salas para palestras e bicicletário.

Espaços de coworkig no Centro: ideia para recuperar o espaço degradado (FOTO E PROJETO CAROLINA CARVALHO/Divulgação)

No 3º e no 4º pavimentos, Carolina calculou que caberiam 143 estações de trabalho mais salas de reuniões, de jogos (chamada de “descompressão”) e copa. Também haveria um andar aberto, de integração entre moradores e o pessoal dos escritórios, com academia, espreguiçadeiras e área verde (a nova geração parece finalmente valorizar o paisagismo). Do 6º ao 18º, cinco apartamentos por andar, com cozinha, área de serviços e salas compartilhadas — para jovens que preferem uma localização inspiradora a imóveis grandes e isolados.

Espaços de vivência coletiva são ideias para aproveitar o antigo espaço (FOTO E PROJETO CAROLINA CARVALHO/Divulgação)

Atenção, investidores: idade não é documento na arquitetura. David Libeskind tinha 26 anos quando projetou o Conjunto Nacional. Carlos Lemos tinha 25 quando começou a pilotar a filial paulista do escritório de Oscar Niemeyer. Ele tocou a execução do Copan. O arquiteto João Kon lançou prédios aos 21.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.