A história de Majer Botkowski, criador do belo Edifício Buenos Aires

O arquiteto tinha apenas 27 anos quando projetou o prédio na esquina da Avenida Angélica com a Rua Pará

Majer Botkowski se formou na primeira turma de Arquitetura do Mackenzie, a primeira de São Paulo, em 1950. Tinha apenas 27 anos quando projetou este belo Edifício Buenos Aires (1953) na esquina da Avenida Angélica com a Rua Pará, com dois blocos tão diferentes: o da Pará com essas generosas janelas de vidro do chão ao teto e de ponta a ponta. E a fachada da Angélica, onde as janelas menores parecem se movimentar, brincando com a fachada.

Nascido na Polônia, foi trazido pelos pais com apenas 2 aninhos _ aqui Majer ficaria conhecido como Marcos. Ele criou sua própria incorporadora, a Cia. Esmeralda, e lançou outros prédios em Higienópolis, como o Ouro Preto e o Marquês de Itu, além de ter co-projetado o edifício Andraus e o recentemente demolido Colégio Renascença. Participou da equipe que fez a sede social da Hebraica, em um time com David Libeskind, Israel Galman, Jorge Zalszupin e Jorge Wilheim. Morreu em 2014, aos 88 anos.

 (Reprodução/Veja SP)

 (Reprodução/Veja SP)

 (Reprodução/Veja SP)

 (Reprodução/Veja SP)

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter e seguir minhas postagens no Instagram.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s