Imagem Blog

São Paulo nas Alturas Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Raul Juste Lores
Redator-chefe de Veja São Paulo, é autor do livro "São Paulo nas Alturas", sobre a Pauliceia dos anos 50. Ex-correspondente em Pequim, Nova York, Washington e Buenos Aires, escreve sobre urbanismo e arquitetura
Continua após publicidade

Luxo e economia no Centro de Artacho Jurado

Lançado em 1951, é um ícone na vizinhança da Câmara Municipal

Por Raul Juste Lores
Atualizado em 5 fev 2020, 13h53 - Publicado em 8 ago 2018, 20h39

O edifício Planalto, lançado em 1951, é um ícone na vizinhança da Câmara Municipal. Erguido pelo autodidata João Artacho Jurado (1907-1983), arquiteto e construtor sem diploma universitário (deixou a escola aos 10 anos de idade), ele conhecia bem o seu público consumidor. Nascido e criado na Zona Leste, era para a classe média emergente que vendia seus apartamentos. Em muitas e muitas prestações, para quem buscava a casa própria no Centro da São Paulo dos anos 50, onde ficavam os empregos, os cinemas, os bondes.

(Raul Juste Lores/Veja SP)

A metragem era reduzida (para aquela época): os 294 apartamentos tinham entre 40 a 110 m2, em cinco tamanhos diferentes. Mas ele não queria que os recém-chegados se sentissem inferiores aos moradores tradicionais da então área valorizada. Decorou com o máximo de cores e materiais a fachada, coroada por um salão de festas na cobertura. Criou divisórias quase imperceptíveis entre os terraços dos apartamentos. De longe, parecem enormes.

(Raul Juste Lores/Veja SP)

As lojas no terreo, o salão e até um outdoor no topo (pré-Cidade Limpa), poderiam ser alugados para abater o condomínio. Luxo na aparência, mas oferecendo um jeitinho para baratear o rateio posterior. Na mesma vizinhança, Artacho construiu os edifícios Viadutos e Louvre.

(Raul Juste Lores/Veja SP)
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.