Clique e assine por apenas 6,90/mês
São Paulo nas Alturas Por Raul Juste Lores Redator-chefe de Veja São Paulo, é autor do livro "São Paulo nas Alturas", sobre a Pauliceia dos anos 50. Ex-correspondente em Pequim, Nova York, Washington e Buenos Aires, escreve sobre urbanismo e arquitetura

Edifício Intercap é preciosidade na Praça da República

A construção de 1951 parece muito mais jovial que seus vizinhos neoclássicos

Por Raul Juste Lores - Atualizado em 5 fev 2020, 13h53 - Publicado em 3 ago 2018, 06h00

Com apartamentos de 350 metros quadrados, o edifício Intercap (de 1951) surgiu apenas dez anos depois dos seus dois vizinhos neoclássicos na Praça da República. Até hoje, parece muito mais jovial. As leis então permitiam prédios geminados, sem recuos, como em um quarteirão parisiense ou portenho, e com lojas no térreo.

Raul Justes Lores/Veja SP

Ele foi construído pelos irmãos Nelson e Wilson Mendes Caldeira, donos da Intercap, banco de títulos de capitalização. Criadores também da Bolsa de Imóveis de São Paulo, eles lançaram vários edifícios com o mesmo arquiteto, o judeu polonês Luciano Korngold, que fugiu da Polônia ocupada pelo nazismo para a Itália. Lá, graças a um acordo secreto entre Vaticano e Itamaraty, ele conseguiu um visto para o Brasil. Projetou trinta prédios aqui.

Raul Justes Lores/Veja SP
Publicidade