Clique e assine por apenas 6,90/mês
São Paulo nas Alturas Por Raul Juste Lores Redator-chefe de Veja São Paulo, é autor do livro "São Paulo nas Alturas", sobre a Pauliceia dos anos 50. Ex-correspondente em Pequim, Nova York, Washington e Buenos Aires, escreve sobre urbanismo e arquitetura

Residencial de luxo, edifício Abaúna se destaca na Rua Antônio Carlos

Incorporado pelo engenheiro Renato da Fonseca, prédio saiu da prancheta do arquiteto Eduardo Kneese de Mello

Por Raul Juste Lores - Atualizado em 16 Maio 2018, 18h47 - Publicado em 16 Maio 2018, 18h46

Com um apartamento por andar, de 500 m2, o edifício Abaúna, projetado em 1960, se destaca na Rua Antônio Carlos, cercado por prédios genéricos recentes. Para garantir privacidade aos dormitórios, a fachada é revestida com peças de madeira cabreúva, com tratamento antifungos e incêndio, enquanto a sala de estar tem janelões do chão ao teto. Incorporado pelo engenheiro Renato da Fonseca, saiu da prancheta do arquiteto Eduardo Kneese de Mello. Foi o único residencial de luxo da carreira dele, que fez conjuntos habitacionais para a classe média, como o Mara, na Brigadeiro Tobias, o Japurá, na Bela Vista, e o Guapira-Hicatú, na Vila Mariana, além do residencial para os estudantes da USP, o Crusp. Criou com amigos uma indústria de pré-fabricados para a construção civil, e ainda trabalhou com Oscar Niemeyer no projeto do Parque do Ibirapuera e em Brasilia. Professor de Arquitetura por mais de 50 anos, lecionou quase até seus últimos dias na Belas Artes. Morreu em 1994, aos 88 anos.

Raul Juste Lores/Veja SP
Raul Juste Lores/Veja SP

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter e seguir minhas postagens no Instagram. 

Publicidade