Clique e assine por apenas 6,90/mês
São Paulo nas Alturas Por Raul Juste Lores Redator-chefe de Veja São Paulo, é autor do livro "São Paulo nas Alturas", sobre a Pauliceia dos anos 50. Ex-correspondente em Pequim, Nova York, Washington e Buenos Aires, escreve sobre urbanismo e arquitetura

Arte de Athos Bulcão habita prédio recente em Pinheiros

Projeto tem no hall de entrada a réplica de um painel desenhado pelo artista carioca em 1983

Por Raul Juste Lores - 4 jul 2018, 18h58

Na semana em que se comemora o centenário do grande artista Athos Bulcão, é bom descobrir que azulejos com suas inconfundíveis formas geométricas habitam um prédio que ficou pronto no ano passado em Pinheiros. O Arte Arquitetura 2, projeto do escritório de arquitetura MCAA, construído pela R. Yazbek para a incorporadora Stan, tem no hall de entrada a réplica de um painel desenhado pelo artista carioca em 1983.

O “artista de Brasília”, como era conhecido pelos azulejos que adornam diversas obras de Oscar Niemeyer, fez em vida painéis para edifícios residenciais também no Leblon, no Rio. Ele morreu em 2008, aos 90 anos, passando os últimos cinquenta anos de vida na capital que ajudou a dar cor. Painéis assim viraram raridade na São Paulo contemporânea. Nos anos 1950, porém, diversos edifícios modernos foram decorados por artistas como Portinari, Di Cavalcanti, Clovis Graciano e Bramante Buffoni.

Reprodução/Veja SP
Raul Juste Lores/Veja SP
Raul Juste Lores/Veja SP
Raul Juste Lores/Veja SP

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter e seguir minhas postagens no Instagram. 

Publicidade