Imagem Blog

São Paulo nas Alturas Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Raul Juste Lores
Redator-chefe de Veja São Paulo, é autor do livro "São Paulo nas Alturas", sobre a Pauliceia dos anos 50. Ex-correspondente em Pequim, Nova York, Washington e Buenos Aires, escreve sobre urbanismo e arquitetura
Conteúdo para assinantes
Continua após publicidade

Edifício Celina: a antiga casa do rabino Henry Sobel em Higienópolis

Projeto do engenheiro e arquiteto Jayme Fonseca Rodrigues, passou por reforma que devolveu o revestimento de pó de mica

Por Raul Juste Lores Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 17 abr 2020, 11h51 - Publicado em 17 abr 2020, 06h00

Por algumas décadas, o rabino Henry Sobel (1944-2019) recebeu muitos vizinhos da comunidade judaica em seu apartamento de Higienópolis neste Edifício Celina, na Rua Rio de Janeiro. Sem muros nem grades até hoje, o elegante prédio dos anos 1940 foi um dos últimos projetos do engenheiro e arquiteto Jayme Fonseca Rodrigues, mais conhecido como coautor do famoso “Sobre as Ondas”, no Guarujá (que já frequentou esta coluna), e por duas casas modernistas na Rua Ceará. Jayme morreu aos 41 anos, em 1946, e não viu este prédio encomendado por sua família ficar pronto (Celina era sua mãe). Jayme também projetou o prédio com forte influência art déco na Nove de Julho abandonado pelo INSS por décadas, hoje popularizado pela chamada “Ocupação Nove de Julho”.

(Raul Juste Lores/Veja SP)

No Celina, como no vizinho Edifício Chopin, a topografia possibilita vistas desimpedidas do bairro do Pacaembu (o terreno em declive permite alguns andares abaixo do térreo, na Rua Rio de Janeiro), além da vista para a graciosa Rua Pernambuco. No lugar de elementos vazados como cobogós, as áreas de serviço são protegidas por tijolos de vidro.

Uma reforma recente devolveu o revestimento de pó de mica, ainda que a cor original seja motivo de controvérsia (um livro atual sobre o arquiteto não traz fotos do Celina, que pode ter sido rosado ou bege).

(Raul Juste Lores/Veja SP)

A entrada continua livre daqueles painéis de vidro que deixaram tantos prédios com cara de aquário barato. Quase colada ao Celina, uma maltratada escadaria pública aguarda alguma zeladoria, depois que uma campanha de arrecadação de fundos por vizinhos da Rua Pernambuco perdeu fôlego nos últimos meses, sem muitas explicações.

 

Publicado em VEJA SÃO PAULO de 22 de abril de 2020, edição nº 2683.

+ Assine a Vejinha a partir de 6,90.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.