Imagem Blog

Pop! Pop! Pop! Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Cultura pop, TV e o que repercute nas redes sociais
Continua após publicidade

Viúva se emociona ao ver o rosto do marido em outro homem

Em 2006, Andy Sandness atirou no próprio queixo e perdeu boa parte da face; dez anos depois, o marido de Lilly Ross salvou a vida do rapaz de apenas 32 anos

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 10 nov 2017, 19h05 - Publicado em 10 nov 2017, 17h36

Dezesseis meses depois de Andy Sandness, de 32 anos de idade, ter passado por uma cirurgia inovadora que durou 56 horas e lhe conferiu um novo rosto, ele conheceu Lilly Ross, a mulher corajosa que decidiu doar a face do próprio marido e namorado desde o colegial a ele, um desconhecido.

O encontro aconteceu em outubro de 2017, no mesmo hospital onde paciente passou pelo procedimento, e foi marcado por tristeza, mas também muita alegria.

Tudo começou em 2006, quando Andy colocou um rifle em seu queixo e atirou. O tiro não o matou, mas ele perdeu uma boa parte do seu rosto. Dez anos depois, o marido de Lilly, Calen, atirou em si mesmo e morreu em Minnesota, nos Estados Unidos. O homem era registrado como um doador de órgãos e a mulher, determinada a realizar o último desejo do companheiro, ajudou o nativo de Wyoming a ter uma vida normal com um novo rosto.

Lilly e Andy se encontraram na companhia do filho do casal. No entanto, a mulher sofreu com o reencontro, ansiosa ao pensar que voltaria a ver o rosto do marido.

Ao encontrar o homem, toda a preocupação se dissipou: ela apenas viu um homem que vai mudar de vida por causa de um presente de seu marido, com uma nova confiança após dez anos se escondendo de espelhos. “Eu fiquei orgulhosa“, disse a jovem ao The Daily Mail.

Continua após a publicidade

Ainda em luto, Lilly concordou em doar os pulmões, rins e outros órgãos do marido, mas ficou reticente com a ideia de ver o rosto do homem que amava em outra pessoa. Na época grávida de oito meses, ela disse que gostaria que o filho do casal entendesse o que o pai fez pelos outros — e, por isso, concordou em doar o rosto de Calen aos médicos e Andy. “Ele é um doador e essa é a minha decisão — nós vamos fazer isso. Se nós podemos ajudar várias pessoas, por que não? É por isso que eu fiz isso“.

Eu mantive contato com o paciente que recebeu o fígado dele, eu sou amiga do homem que recebeu o coração dele no Facebook. Um rapaz ganhou um rim e o pâncreas, mas nós não tivemos notícias“, relembrou Lilly. “Eu sabia o que precisava ser feito e eu fiz o que precisava ser feito. É um processo longo e doloroso, mas vale a pena“.

Mais de 60 cirurgiões, enfermeiros, anestesistas e outros profissionais da área da saúde participaram da cirurgia, que teve duração de 56 horas. A cirurgia começou à meia-noite de uma sexta-feira e terminou pela manhã na segunda-feira. 24 horas foram usadas apenas para retirar a face de Calen — e o mesmo tempo foi usado para preparar Andy para receber a doação. Seu rosto foi inteiro reconstruído abaixo de seus olhos. A equipe médica trabalhou em turnos ao longo do fim de semana.

Continua após a publicidade

Mais de um ano após a cirurgia, o rapaz ainda aprecia as pequenas tarefas do dia a dia, como morder um pedaço de pizza, algo que ele não pode fazer por uma década. Ele também foi promovido no trabalho e está expandindo seus horizontes.

A cirurgia, no entanto, também exige esforço diário: o homem mantém uma dieta rigorosa e toma remédios para evitar a rejeição à doação. Ao encontrar Lilly, ele disse que gostaria de mostrar que o presente da jovem não “será desperdiçado”. “Me enche de alegria saber que ele foi capaz de dar um pouco de si mesmo para ajudar na qualidade de vida de outras pessoas“, disse Lilly.

Após o encontro, a mulher e Andy dizem que se sentem como parte da mesma família. Eles planejam formar uma conexão ainda mais forte e o rapaz irá ajudar a custear a educação de Leonard, o filho de Lilly e Calen. “Conhecer o Andy finalmente deu um ponto final à história“, desabafou a mulher. “Tudo aconteceu tão rápido“, disse.

Continua após a publicidade

Dê sua opinião: E você, o que achou da história de Andy e Lilly? Deixe seu comentário e aproveite para curtir nossa página no Facebook.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.