Ator global revela tratamento de saúde polêmico no ‘Encontro’

Questionado por Fátima Bernardes, Carlos Bonow contou que pratica um método não reconhecido pela medicina tradicional. "Tem oito anos que eu nem espirro"

O papo sobre sáude masculina no Encontro da última terça (17) foi marcado por uma cena curiosa. Quando a Fátima Bernardes perguntou se o ator Carlos Bonow também é do time que evita ir ao médico, ele fez uma revelação inusitada.

“Eu não me cuido tanto pela alopatia, eu me cuido mais pela medicina alternativa, disse o ator, encabulado. Na sequência, ele disse que pratica há oito anos uma técnica chamada de auto-hemoterapia. “Eu sou o cara da prevenção. Por exemplo, eu uso essa técnica há oito anos, e tem oito anos que eu nem espirro.

Nessa método, o sangue do paciente é tirado das veias e injetado diretamente no músculo. Os praticantes relatam melhora geral na saúde e menos propensão a doenças. “É como um carro, se você coloca uma gasolina não boa, o carro não vai andar bem”, completou Bonow.

Já o Conselho Federal de Medicina (CFM) não reconhece a auto-hemoterapia. De acordo com o órgão, não há comprovação científica de que a técnica funcione e, por isso, existem riscos à saúde. A opinião é compartilhada pela Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (ABHH).

Fátima então pediu que o médico Fernando Gomes Pinto explicasse um pouco mais do assunto. “Independente da técnica, só o fato de você prestar atenção nesse aspecto da sua vida e procurar alguém, ou mesmo ter essa conversa interna, você aciona uma coisa que a gente chama nos trabalhos científicos de efeito placebo”, disse, explicando-se em seguida.

Não estou falando que isso é efeito placebo, porque não conheço os dados. Mas tenho o exemplo vivo de uma pessoa que faz isso há oito anos e tem resultados muito positivos e isso equivale a 30% de melhora em qualquer tipo de tratamento. É muita coisa”, completou. “Se a gente puxar isso pra dentro da nossa vida, você tá alinhando sua mente para te oferecer uma saúde muito melhor.”

“É isso, se você acreditar que alguma coisa vai te fazer bem, vai”, reagiu Bonow.

Assista ao vídeo:

Deixe seu comentário e aproveite para curtir nossa página no Facebook. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Olivares Rocha

    Por que este site bloqueia comentarios?
    medo do povo falar de seus benefícios com o tratamento, como o ator fez? Ele vai pra geladeira? vai ser afastado?
    Deve ter levado uma chamada… rsrs

  2. Olivares Rocha

    Postei que uso a terapia há 12 anos… que é receitada em veterinária ha 60 anos, afastando a mentira do placebo. Por que não vai pro ar?