Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Pop! Pop! Pop! Por Blog Cultura pop, TV e o que repercute nas redes sociais

As melhores (e piores) franquias da história do cinema

Se você está em dúvida sobre o que assistir no cinema, uma boa saída é consultar o Metacritic. O que ele faz? Simples. Reúne em único lugar todas as críticas sobre um determinado filme – e MELHOR, faz uma média com elas e monta um ranking. Simples assim. Mas o mais bacana que o Metacritic […]

Por VEJASP Atualizado em 27 fev 2017, 12h13 - Publicado em 10 ago 2012, 09h00

Se você está em dúvida sobre o que assistir no cinema, uma boa saída é consultar o Metacritic. O que ele faz? Simples. Reúne em único lugar todas as críticas sobre um determinado filme – e MELHOR, faz uma média com elas e monta um ranking. Simples assim.

Mas o mais bacana que o Metacritic fez essa semana foi enumerar as melhores (e piores) franquias da história do cinema. Tudo a partir das médias que os filmes receberam dos críticos. Para ver a lista completa, entre aqui. No Pop! Pop! Pop!, vamos apenas listar as três primeiras de cada categoria.

1. A melhor franquia de todos os tempos, de acordo com as médias do site, é Harry Potter. A nota atingida pelos oito filmes da saga é um sólido 73,9 (com máximo de 100). A série já faturou cerca de 7,7 bilhões de dólares em todo o mundo. Aposto que você ajudou a J.K. Rowling a ficar rica!

2. Na cola do bruxinho, para a surpresa geral da nação, estão os QUATRO filmes do Homem-Aranha (sim, Andrew Garfield e Tobey Maguire são Peter Parker, afinal). O último filme perdeu feio em bilheteria para seus antecessores, mas nem por isso deixou de marcar um belo 70,3 na média final! Parabéns, Peter Parkers!

3. E, para finalizar os três primeiros colocados, temos os quatro filmes do personagem Shrek, mais O Gato de Botas (lançado este ano). Com um 68,0 de média final, ainda há a possibilidade de uma sequência para o fofo gatinho – mas a história do monstro verde de bom coração e sua princesa Fiona não tem planos para ser revisitada.

Continua após a publicidade

E agora, senhoras e senhores, as PIORES FRANQUIAS DE TODOS OS TEMPOS DO MUNDO DO CINEMA – de acordo com a crítica. É tudo tão ruim… que nem vale a pena colocar gifs:

3. Começamos com o melhorzinho: Premonição. São cinco filmes, o último lançado em 2011. Entre eles, nenhum – e eu repito: NENHUM alcançou mais de 50 pontos de média. É de se pensar. Pelo menos, sabemos que não existem planos para reviver esse tremendo fracasso.

2. Conquistando a medalha de prata entre as piores franquias, temos Resident Evil. Baseados (só que não) na famosa saga de jogos da Capcom e estrelando a belíssima Milla Jovovich, os filmes possuem a maravilhosa média de 36,5. Mas calma, pode ficar pior…

Que rufem os tambores! Na primeira colocação, o campeão dos campeões…

1. A série Jogos Mortais, também conhecida como SAW. Ostentando SETE filmes no currículo, o melhor com score de 48,0 e média total em 34,7, eis a pior franquia de todos os tempos do mundo do cinema. É tão ruim, que até vale gif por menção honrosa:

E aí, o que acharam? Concordam ou não com a lista que o Metracritic elaborou com tanto amor e carinho?

(Tatiane Rosset)

+ Famosos e falastrões: cinco felinos famosos do Twitter
+ Caetano: 70 anos em sete gafes inesquecíveis
+ Site elege os melhores vilões deste século
+ Eleições 2012: os jingles mais infames da temporada

Continua após a publicidade
Publicidade