Imagem Blog

Poder SP - Por Sérgio Quintella Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Sérgio Quintella é repórter de cidades e trabalha na Vejinha desde 2015
Continua após publicidade

Vicente Viscome, primeiro vereador cassado, morre em São Paulo

Empresário morava na Mooca e tentou retornar à política depois que foi preso

Por Sérgio Quintella Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 18 nov 2021, 10h46 - Publicado em 18 nov 2021, 10h32

O empresário e ex-vereador Vicente Viscome, 79, faleceu às 6h desta quinta-feira (18), no Hospital Israelita Albert Einstein. O velório ocorrerá a partir das 13h no Cemitério da Quarta Parada, no Belenzinho. O enterro está previsto para as 17h. As causas do óbito ainda não foram informadas. A informação da morte foi confirmada por uma funcionária de sua loja de cerâmica, a Viscome Pisos, que não quis se identificar.

Primeiro vereador cassado na história de São Paulo, em 1999, Vicente foi condenado no ano seguinte a dezesseis anos de cadeia, por formação de quadrilha. O caso ficou conhecido como a “máfia da propina” e ocorria na Administração Regional da Penha (atual subprefeitura). Entre os delitos, cometidos por cerca de quinze pessoas, estavam extorsão de camelôs e pedidos de pagamentos para a liberação de alvarás.

Solto sete anos depois de ficar no regime fechado, ele teve a pena extinta e tentou diversas vezes retornar à Câmara Municipal, sem sucesso.

No ano passado, em meados de julho, começaram a surgir plaquinhas fixadas em fachadas de pequenos sobrados da Mooca, seu reduto, afirmando que o morador dali o apoiara. Aquela seria  sua terceira tentativa de retorno ao Palácio Anchieta. Nas duas anteriores (2008 e 2012), recebeu ao todo pífios 10 000 votos. Procurado na época, Viscome, que foi capa da Vejinha há 21 anos, chegou a marcar uma entrevista, mas sua secretária, que o chamava de vereador e atendeu a ligação no celular do chefe, afirmou que ele precisou ir às pressas para sua fazenda, no interior, para cuidar de um problema elétrico.

Logo depois Vicente desistiu da candidatura.

Continua após a publicidade
Capa - Máfia dos Fiscais - 1999
Capa – Máfia dos Fiscais – 1999 (Veja São Paulo/Veja SP)

 

 

 

 

 

 

Primeiro vereador cassado na história de São Paulo, em 1999, o empresário Vicente Viscome, condenado por formação de quadrilha no ano seguinte a dezesseis anos de cadeia (foi solto depois de cumprir sete), quer mais uma vez voltar à Câmara. Nos últimos dias, começaram a surgir plaquinhas fixadas em fachadas de pequenos sobrados da Mooca, seu reduto, afirmando que o morador dali o apoia. Esta é sua terceira tentativa de retorno ao Palácio Anchieta. Nas duas anteriores (2008 e 2012), recebeu ao todo pífios 10 000 votos. Procurado, Viscome, que foi capa da Vejinha há 21 anos, chegou a marcar uma entrevista, mas sua secretária, que o chama de vereador e atendeu a ligação no celular do chefe, afirmou que ele precisou ir às pressas para sua fazenda, no interior, para cuidar de um problema elétrico.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.