Imagem Blog

Mariana Barros - Morar em SP Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Continua após publicidade

5 perguntas para Alvaro Puntoni

O arquiteto Alvaro Puntoni está longe de ser novo na praça. Aos 47 anos, coleciona um dos portfólios mais respeitados do país, além de parcerias com pesos-pesados da profissão como Angelo Bucci e Alvaro Razuk. Professor de projeto há mais de vinte anos, ele atualmente leciona na FAU-USP e na Escola da Cidade, em que […]

Por admin
Atualizado em 27 fev 2017, 12h53 - Publicado em 30 jan 2013, 11h28

O arquiteto Alvaro Puntoni está longe de ser novo na praça. Aos 47 anos, coleciona um dos portfólios mais respeitados do país, além de parcerias com pesos-pesados da profissão como Angelo Bucci e Alvaro Razuk. Professor de projeto há mais de vinte anos, ele atualmente leciona na FAU-USP e na Escola da Cidade, em que é um dos sócios fundadores. Desde 2004, lidera o Grupo SP, escritório de arquitetura instalado no histórico edifício Esther, na Praça da República.

O arquiteto Alvaro Puntoni (Fotos: Reprodução)

Além de dezenas de prêmios, Puntoni prima pela variedade de projetos, sejam institucionais, educacionais, culturais, de serviços e infra-estrutura. Entre os residenciais, é autor de dois edifícios que estão entre os mais criativos dessa nova leva aos poucos erguida na cidade. Construídos pela Idea Zarvos!, o Simpatia 236 e o Itacolomi 445 chamam a atenção pela elegância moderna, pela funcionalidade e pela ousadia.

No Simpatia, na Vila Madalena, foi criada uma pequena praça pública na parte de trás do terreno. Mais do que um simples espaço, é uma afirmação da importância de sermos gentil com a cidade e de valorizarmos toda e qualquer área de convivência possível. No Itacolomi, em Higienópolis, a planta flexível oferece pé direito duplo e a oportunidade de morar num prédio novinho em um dos bairros mais antigos de São Paulo.

 

A fachada do Simpatia 236, na Vila Madalena

 

Piscina na cobertura do Simpatia

Painel de arte urbana na entrada

Continua após a publicidade

 

Por dentro de um dos apartamentos do edifício

 

Abaixo, Puntoni conta um pouco sobre sua relação com a cidade.

Continua após a publicidade

Para você, o que é morar em São Paulo?

Morar em uma cidade ao lado de outros 11 milhões de habitantes – com seus problemas e suas inúmeras virtudes – é uma experiência única e singular. Não posso me imaginar trabalhando como arquiteto em outro lugar do que não este aqui. Gosto de pensar, como sugere o poeta grego Kavafis no belo poema “Cidade”, que não adianta tentar se libertar, pois ela sempre nos seguirá. Aonde formos ela estará dentro de nós.

 O que não pode faltar em uma casa paulistana?
Penso mais em coisas que não deveríamos ter, como muros altos e opacos, grades, cercas elétricas, portarias e guaritas. Nossas casas poderiam e deveriam revelar um mundo melhor e inimaginável.

De que maneira o lugar onde moramos impacta na nossa vida?
Nossos corpos são extensões do meio e vice-versa, de forma que não podemos dissociar o lugar do ser e do estar. Vilanova Artigas nos ensina e relembra que a casa é a cidade: ou seja não vivemos somente dentro, mas efetivamente fora, e aí é que podemos ser o que somos.

Continua após a publicidade

Qual sua opinião sobre a arquitetura da cidade?
São Paulo é marcada por muita construção e pouca intenção. Lucio Costa afirma que a arquitetura é justamente o inverso desta constatação. Infelizmente a boa arquitetura é uma exceção em um território intensamente ocupado.

Seu projeto arquitetônico preferido na cidade (que não seja seu)
São muitas obras que me agradam. Difícil falar e uma única obra. O Masp, a marquise do Parque do Ibirapuera, o Sesc Pompeia, a FAU-USP, o Mube, o Conjunto Nacional, o Centro Cultural… são obras que sempre emocionam, continuamente, como uma musica inesquecível e uma pessoa que amamos.

 

O Itacolomi 445, em Higienópolis

Continua após a publicidade

 

Entrada do edifício

 

Cobertura com piscina e uma bela vista para o bairro

Continua após a publicidade

Raia para natação e piscina no térreo

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.