Imagem Blog

Tudo Sobre Cinema Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Continua após publicidade

Para ver em casa: 3 estarrecedores documentários indicados ao Oscar 2020

Um deles é The Cave, que registra o cotidiano de uma médica na Síria

Por Miguel Barbieri Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 7 fev 2020, 14h55 - Publicado em 6 fev 2020, 16h04

Além de Democracia em Vertigem e Indústria Americana, ambos da Netflix, mais três documentários indicados ao Oscar 2020 podem ser conferidos nas plataformas digitais. Para Sama (meu preferido) e The Cave concorrem na categoria de longa-metragem enquanto A Vida em Mim está no páreo de melhor curta documental.

Com 39 minutos, A Vida em Mim, indicado a documentário em curta-metragem, traz à tona algo singular: a síndrome da resignação, que deixa crianças em estado de sono profundo. A maioria dos casos ocorre na Suécia, país escolhido por famílias que pediram asilo após fugir de sua cidade, nos Bálcãs ou nas repúblicas da ex-­União Soviética. O trauma foi o detonador para os pequenos entrarem nessa espécie de coma. No filme, duas meninas e um garoto são observados por profissionais da área da saúde. Netflix.

Bombardeada pelo regime de Bashar al-Assad e pelos aliados russos, a região de Ghouta, próxima a Damasco, é só escombros e desolação em The Cave. Mas, mesmo com os horrores diários, a doutora Amani (foto) encontra forças para tocar um hospital improvisado em meio à destruição, numa área construída nos subterrâneos. O diretor sírio Feras Fayyad registrou o caótico cotidiano de seus conterrâneos num pungente retrato de guerra. Canal National Geographic, neste sábado (8), 23h10, e domingo (9), 18h.

O diferencial de Para Sama em relação a The Cave está no registro em primeira pessoa. A partir de 2012, a diretora Waad Al-­Kateab, então universitária, passou a gravar os movimentos revolucionários em Alepo. Vieram, nesse período, a repressão do governo e a guerra civil. Ela contou com a ajuda de um jovem médico, que se tornaria seu marido e pai de Sama, para mostrar o cotidiano do único hospital que ficou imune aos bombardeios e fazer um retrato singular e devastador de um país ao deus-dará. Canal Philos.

Quer me seguir nas redes sociais? Anote: 

Facebook: facebook.com/paginadoblogdomiguel
Twitter: @miguelbarbieri
Instagram: miguelbarbieri
YouTube: Miguel Barbieri Jr. 

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.