Netflix: dois filmes com a mesma história. Qual é o melhor?
Nada a Esconder e Perfectos Desconocidos são refilmagens de comédia italiana
O italiano Paolo Genovese escreveu o roteiro e dirigiu Perfetti Sconosciuti, em 2016. O sucesso foi tanto que, até agora, seu filme ganhou três remakes. A Netflix tem Nada a Esconder, a versão francesa. e Perfectos Desconocidos, a adaptação espanhola.
Ambas possuem o mesmo ponto de partida, diálogos idênticos e até a cena da selfie em grupo. A trama é ambientada num apartamento onde um casal espera a chegada de outros dois pares e mais um amigo solteirão para jantar. É noite de eclipse lunar. Tudo corre na base da descontração, até que uma das mulheres propõe um jogo arriscado: todos devem deixar o celular em cima da mesa e, ao receberem qualquer mensagem ou telefonema, devem mostrar para os outros.
Era de se esperar que o filme espanhol, já pela sua tradição, se jogasse mais no humor. Mas é o francês que se aproveita melhor das brincadeiras e dos segredos que, aos poucos, vão sendo revelados.
Embora sejam “irmãos” até um certo ponto, o desenrolar do desfecho da versão francesa me agradou mais. É mais acertado, incisivo e comovente e satisfatório.
Vale a pena ver ambas adaptações e tirar suas conclusões. O México já fez sua refilmagem e não é má ideia o Brasil ter a sua. Já tenho até um elenco formado, com Adriana Esteves e Marco Ricca (os donos do apartamento), Alexandre Borges e Mônica Martelli (um casal), Ingrid Guimarães e Caco Ciocler (outro casal) e Otávio Müller, como o amigo solteiro. Algum produtor se arrisca?
+ Vídeo arrepiante compara cenas reais com as do filme Bohemian Rhapsody
+ Frozen 2: confira o trailer e data de estreia no Brasil
+ A incrível coincidência que levou Chay Suede a interpretar Erasmo Carlos
Quer me seguir nas redes sociais? Anote:
Facebook: facebook.com/paginadoblogdomiguel
Twitter: @miguelbarbieri
Instagram: miguelbarbieri
YouTube: Miguel Barbieri Jr.