Na mira de Danilo Gentili: dublagem de Paddington, governo Dilma e CQC

Danilo Gentili é mais conhecido como humorista de Stand-up e apresentador de TV – ele comanda o talk show The Noite, no SBT. Suas investidas no cinema estão, porém, ganhando espaço em sua agenda. Depois de estrelar, ao lado de Bruno Gagliasso, a comédia Mato sem Cachorro, Gentili dubla o ursinho da comédia infantil As […]

Danilo Gentili é mais conhecido como humorista de Stand-up e apresentador de TV – ele comanda o talk show The Noite, no SBT. Suas investidas no cinema estão, porém, ganhando espaço em sua agenda. Depois de estrelar, ao lado de Bruno Gagliasso, a comédia Mato sem Cachorro, Gentili dubla o ursinho da comédia infantil As Aventuras de Paddington, que está em cartaz.

Deborah Secco quer interpretar Suzane von Richthofen no cinema. Entenda o motivo

Danilo Gentili dubla o ursinho de As Aventuras de Paddington

Danilo Gentili dubla o ursinho de As Aventuras de Paddington

O que tomou mais tempo e foi mais difícil: ser ator em Mato sem Cachorro ou dublador de Paddington? Sem dúvida, atuar no cinema foi mais trabalhoso. Na dublagem, não é preciso esperar nos sets de filmagens. E, para alguém inquieto como eu, isso é a maior tortura do mundo. Odeio esperar.

Como o diretor conseguiu que o “personagem” Danilo Gentili não viesse à tona na dublagem? O Wendell Bezerra é um excelente dublador e diretor e me deu toques que fizeram toda a diferença para o trabalho. Mas, modéstia à parte, acho que o espírito com que cheguei para dublar já foi meio caminho andado. A primeira coisa que eu falei para o Wendell e para a distribuidora foi que eu não queria aparecer mais do que o personagem e, sim, ajudar a contar a história. A dublagem deve ser uma versão que traduz com exatidão o espirito e a essência do original e não um subproduto que transforma o original em algo popularesco.

Como assim? Acho que alguns responsáveis por versões brasileiras subestimam muito o povo por aqui. Algo do tipo: “Mete um “segura o tcham” aí na frase que o povão entende”. Como fã de filmes, odeio e repudio quando vejo trejeitos e bordões do artista brasileiro no personagem. Eu não consigo engolir até hoje quando o Shrek fala “Olha o cara aí”, ou que personagens de um conto de fada digam “não é brinquedo não”. Acho muito ridículo (risos).

Você conhecia o personagem que dublou? Sou fã do Paddington. Ele é um personagem amado por gerações, é uma entidade. O brasileiro não o conhece e eu quis apresentá-lo da melhor forma possível. Por ser humorista, era natural esperar piadinhas e gracinhas em algumas falas, mas o Paddington não é “engraçadinho”. Ele é dócil, polido e educado. E eu não queria estragar tudo com piadas da quinta série.

The Noite é o talk show do humorista no SBT

The Noite é o talk show do humorista no SBT

Foi ideia sua dar um sotaque “caipira” ao ursinho? Na verdade, eu falo assim (risos). Notei que o Paddington original tem um sotaque inglês exatamente como o seu dublador tem. Então, eu mantive o meu. E ficou adequado porque ele realmente veio do “interior”. É uma história sobre um imigrante, um alien chegando num novo mundo. O personagem soa tão ingênuo e caipira em Londres quanto eu quando cheguei de Santo André para a televisão. Era exatamente isso que eu queria: que enxergassem o Paddington, e não eu, o Danilo Gentili.

Embora seu humor seja politicamente incorreto, você têm muitas crianças que te adoram. Como lida com isso? Ser politicamente incorreto significa que você não se dobrou a nenhuma imposição de algum grupelho com ambições de controle político sobre a sua vida. Significa que você preferiu seguir sendo autêntico sem se dobrar à correção política de alguma agenda de teoria ideológica. Correção política traz sempre autoritarismo e peso. Crianças são verdadeiras e também não se dobram às convenções. Existe este ponto de identificação entre a gente. As crianças, talvez, não compreendam a mensagem, mas se identificam com o mensageiro.

Por ser crítico ao governo Dilma, acredita ter ganhado mais amigos ou inimigos? Não sou um crítico do governo Dilma. Sou um comediante. E um comediante verdadeiro sempre será do contra. É o papel dele! Não existe humor a favor. Não existe piada chapa-branca. Porém, se o Brasil está há doze anos sendo governado pelo mesmo partido, e se há vinte anos a situação do Brasil é esquerdista, contra quem um humorista lançaria a sua tortada? Eu estou apenas fazendo meu trabalho.

Conheça o vilão e as Bond girls do novo filme de James Bond

Quer ter informações diárias sobre cinemas? Venha conhecer e curtir minha a página do blog no Facebook. E me siga no Twitter!

Mas como avalia o governo do PT? Um governo autoritário não persegue apenas os que são contra ele. É por isso que, embora eu faça piada com todos os políticos e partidos, apenas o PT me colocou numa lista negra porque eles são assustadoramente mais autoritários e perigosos do que os outros.

O que achou da debandada de vários integrantes do CQC? Eu sou amigo de todos e nunca tive problemas com o CQC. Era um programa difícil e suado de se fazer, porém eu guardo tudo com muito carinho. Quero muito que o Felipe Andreoli e o Oscar Filho sejam felizes com suas saídas de lá. Torço demais por eles. Sobre o Marcelo Tas, eu me considero uma pessoa de sorte por ter iniciado na TV em um programa que ele comandava. Estou ansioso para acompanhar qual será o próximo projeto dele.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s