Clique e assine por apenas 6,90/mês
Blog do Miguel Por Miguel Barbieri Jr. Fique por dentro das melhores dicas de filmes e séries.

15 filmes sobre astros da música na Netflix, Globoplay, Telecine, Amazon..

Há, entre outras, cinebiografias de Freddie Mercury, Tim Maia, James Brown, Elton John e Elis Regina

Por Miguel Barbieri - Atualizado em 24 Apr 2020, 14h47 - Publicado em 9 Apr 2020, 13h02

Meu “garimpo” nesta semana nas plataformas digitais envolveu cinebiografias de astros da música, como Ray Charles, Tim Maia e Freddie Mercury. Senti falta de alguns filmes (porque não consegui encontrar), como Somos Tão Jovens (sobre Renato Russo) e Tina (Turner). Seguem abaixo, porém, quinze sugestões: do jazz ao rock, da MPB ao pop britânico.

Get on Up > A biografia de James Brown ganhou força, principalmente, pela atuação superlativa de Chadwick Boseman, popularizado como o Pantera Negra. A trama percorre desde sua infância turbulenta até a consolidação como um dos mais importantes nomes da soul music. Na trilha sonora, hits como I Got You (I Feel Good) e Sex Machine. iTunes e Telecine Play.

Gainsbourg > Na Paris ocupada pelos alemães na II Guerra Mundial, o menino Lucien (nome de Serge Gainsbourg) já se sentia homem, desenhando cenas eróticas e fumando cigarros. Nas décadas seguintes, ele torna-se compositor de músicas popularizadas por vozes femininas e é incorporado de maneira impressionante por Éric Elmosnino. Globoplay.

Johnny & June > Em sua primeira indicação ao Oscar de melhor ator, Joaquin Phoenix encantou como o cantor de country music Johnny Cash (1932-2003), autor de Folsom Prison Blues, visto aqui num caminho rumo à autodestruição. Reese Witherspoon faz sua esposa, a cantora June Carter, que teve muita relevância em sua carreira. Google Play, iTunes e Looke.

Continua após a publicidade
Reese Whiterspoon e Joaquin Phoenix em Johnny e June Divulgação/Divulgação

Bohemian Rhapsody > Vencedor do Oscar de melhor ator, Rami Malek “encarna” Freddie Mercury à perfeição. O roteiro cobre a vida do ídolo pop no período de 1970 a 1985. Começa com a primeira apresentação do cantor num bar de Londres e termina, de forma apoteótica, no concerto de rock Live Aid, no Estádio de Wembley. Teleci­ne Play e Telecine pelo NOW.

Elis > O filme pincela altos e baixos da grande cantora Elis Regina e tem na atuação de Andréia Horta seu maior trunfo. Na dublagem impecável, nos gestuais no palco, nos trejeitos fora de cena e, sobretudo, na aparência, fruto de maquiagem e iluminação formidáveis, a atriz, premiada no Festival de Gramado, brilha. Telecine Play e Globoplay.

England Is Mine > Não espere ouvir This Charming Man ou The Boy with the Thorn in His Side, memoráveis hits dos Smiths. O foco é na juventude de seu vocalista, Morrissey, papel de Jack Lowden. Na Manchester de 1976, Stephen Patrick é um rapaz desempregado e deprimido, que escreve letras melancólicas e tem a companhia da única amiga. Amazon Prime Video.

Gonzaga — De Pai pra Filho > O roteiro é focado na trajetória pessoal e musical de Luiz Gonzaga (1912-1989) e de Gonzaguinha (1945-1991). O mote está na relação amarga entre pai e filho e o início se dá com um reencontro em 1980. Gonzagão, cantor de Asa Branca e astro já decadente, recebe em sua casa o filho, que faz sucesso nas rádios. Globoplay e Telecine Play.

Continua após a publicidade

+ Assine a Vejinha a partir de 6,90 mensais

 

Continua após a publicidade

La Bamba > Talvez você conheça a música La Bamba (“Para bailar la bamba”), mas não seu cantor. Ritchie Valens, americano de ascendência mexicana, tinha apenas 17 anos quando morreu num desastre de avião, em 1959. Astro do rock, Valens ganhou um filme de sucesso em 1987 e uma impecável atuação do então novato Lou Diamond Phillips. Netflix.

Ray > Vencedor do Oscar de melhor ator, Jamie Foxx está excelente como Ray Charles, o mestre do rhythm and blues, que tornou imortais canções em sua voz, como Georgia On My Mind e Unchain My Heart. Netflix. 

Jamie Foxx, vencedor do Oscar, interpreta Ray Charles Divulgação/Divulgação

Minha Fama de Mau > A história começa com Erasmo Carlos (Chay Suede) tentando fazer carreira na música ainda nos primórdios. Aparece, então, a chance de trabalhar no rádio com Carlos Imperial. A partir daí, Erasmo começa a deslanchar, seja como um improvável radialista, seja como parceiro de Roberto Carlos (Gabriel Leone). Telecine Play ou Telecine pelo NOW.

Continua após a publicidade

Tim Maia > Sucesso no BBB, Babu Santana interpretou, como um furacão, o cantor de maravilhas como Azul da Cor do Mar e Sossego. A vida de Tim Maia é vista desde a infância, passando pela adolescência, a glória até o mergulho nas drogas. Está no Globoplay.

Simonal > Wilson Simonal (1938-2000), interpretado por Fabrício Boliveira, foi descoberto por Miele e Bôscoli, gravou um disco e fez sucesso. Sua biografia tem caprichada recriação de época, um protagonista que, apesar da falta de semelhança física, convence e um roteiro com altos e baixos do “o rei da pilantragem”. Telecine Play ou Telecine pelo NOW.

Sid & Nancy – O Amor Mata > Chloe Webb e Gary Oldman interpretam Nancy Spungen e Sid Vicious. Ele era vocalista e líder da banda punk Sex Pistols, na Inglaterra da década de 70. Ao conhecer Nancy, Sid viu sua vida e carreira ir pelo ralo por causa das drogas pesadas e do álcool. Uma cinebiografia cercada por polêmicas. Belas Artes à la Carte.

Rocketman > Há licenças poéticas para que cada canção de Elton John se encaixe em algum momento de sua trajetória. Mas o roteiro dá conta de mostrar a infância, a adolescência, a juventude e a maturidade do artista até sua chegada a uma clínica de reabilitação, no início dos anos 90. Ótimo no papel do protagonista, Taron Egerton canta com sua voz hits como Your Song, Crocodile Rock, Tiny Dancer, Rocketman e Don’t Let the Sun Go Down on Me. Telecine Premium, neste sábado (11), 22h. Ou Telecine Play e Telecine pelo NOW.

Continua após a publicidade

Cazuza > A trajetória de Cazuza, um dos maiores letristas do pop nacional dos anos 80, desde o surgimento com a banda Barão Vermelho até a morte em decorrência da Aids, em 1990. iTunes.

Quer me seguir nas redes sociais? Anote: 

Facebook: facebook.com/paginadoblogdomiguel
Twitter: @miguelbarbieri
Instagram: miguelbarbieri
YouTube: Miguel Barbieri Jr. 

 

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade
Publicidade