Imagem Blog

Memória Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.
Continua após publicidade

Livro resgata história das ‘big bands’ paulistas

Apoiadas na euforia nacionalista, as grandes orquestras marcaram época nos bailes do interior de São Paulo entre os anos 40 e 70

Por Dirceu Alves Jr.
Atualizado em 16 fev 2018, 06h00 - Publicado em 16 fev 2018, 06h00

A febre americana e europeia dos grandes conjuntos de jazz começou nos anos de 1920 e foi consolidada no fim da década seguinte graças à popularidade do trombonista e arranjador Glenn Miller (1904-1944). Com o nacionalismo imposto pela Era Vargas e a ascensão do rádio, surgiu no país a versão brasileira das big bands, que teve como um de seus mais férteis territórios o interior de São Paulo. O livro Big Bands Paulistas (Edições Sesc; 232 páginas; 60 reais), de José Ildefonso Martins e José Pedro Soares Martins, registra esse movimento, entre os anos de 1940 e 1970.

Os bailes contavam com formações de quinze a vinte instrumentistas, um ou dois cantores e um repertório que fundia jazz a samba, choro e outros ritmos populares. Muitas bandas faziam mais de uma centena de apresentações por ano no estado. Municípios de relativo poder aquisitivo e distantes da capital sustentavam com esses eventos o calendário social e cultural para a população emergente. São José do Rio Preto ficou conhecida como a cidade das orquestras.

Os Modernistas, famosa entre 1960 e 1975, realizaram 32 shows em um mês e marcaram presença em programas de televisão. De Jaboticabal, veio uma das pioneiras, a Sul América, fundada em 1940 e ativa até hoje, com quatro saxofonistas, três trompetistas, dois trombonistas, bateria e piano. Leopoldo e Orquestra Tupã e Arley e Sua Orquestra, respectivamente de Tupã e Catanduva, são dois outros exemplos de formações que permanecem na estrada, mostrando o valor da boa música ao vivo.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.