Clique e assine por apenas 6,90/mês
Memória Por Blog Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.

O Natal da Turma da Mônica

A primeira aventura animada da turminha que marcou a infância de muita gente e hoje se tornou cult

Por Roosevelt Garcia - 22 dez 2017, 13h15

Desde os anos 60, a Turma da Mônica estrelou comerciais da marca de produtos alimentícios Cica, em diversas animações. A parceria da Cica com a turma de Mauricio de Sousa se iniciou ainda na fase dos comerciais em preto e branco, e com a turminha em traços mais angulados, como eram nas primeiras tiras de jornal.

MSP/Divulgação

 

Graças a esta parceria, nos anos 70, a Cica acabou patrocinando a realização do primeiro desenho de verdade da turminha, um curta metragem de cinco minutos intitulado O Natal da Turma da Mônica. O filme foi ao ar pela primeira vez nos intervalos da Rede Globo em dezembro de 1976 e fez um gigantesco sucesso. Seu enredo simples cativou as crianças, e a animação, apesar de muito precária naqueles tempos, dava a todo mundo a chance de ver a turminha finalmente vivendo uma aventura animada completa na TV. Este foi o primeiro desenho animado da Turma da Mônica, descartando, é claro, os inúmeros comerciais da Cica realizados antes.

Capa da fita VHS lançada pela TransVideo Reprodução/Veja SP

 

Por conta da enorme receptividade, o filme foi reexibido nos anos seguintes em emissoras diferentes, e foi regularmente reprisado até o início dos anos 80. Na década de 90, a distribuidora TransVideo lançou uma fita de VHS com um documentário chamado Momentos Inesquecíveis do Desenho Animado Publicitário, relembrando 20 anos de comerciais da Cica com a turma, e que incluiu essa animação, apesar de ela não ser propriamente um comercial. Foi a forma de muitas pessoas reverem este desenho animado que tinha marcado suas vidas quando eram crianças. E agora, graças ao YouTube, podemos assistir na íntegra esse marco da animação nacional. Assista ao desenho e cante junto:

 

Os sinos vão tocando

Papai Noel devagarinho vem chegando

Trazendo mil brinquedos

Mil sonhos, mil segredos

Ho-ho-ho-ho-ho

Papai Noel reconheceu o trabalhão que deu

Fazer a chaminé e agora sai

Pé ante pé

 

Pra Mônica um coelhinho

Novinho e bem limpinho

Continua após a publicidade

Ela vai gostar

Cascão ganhou uma lata

De lixo bem sujinha

Pra ele se sujar

Anjinho está contente

Ganhou uma harpinha nova

Pra no céu tocar

Um lindo aviãozinho

Ganhou o Cebolinha

Ele vai voar

Feliz Natal pra todos

Feliz Natal!

Feliz Natal pra todos

Feliz Natal!

 

https://youtu.be/duaC5MNWDzg

 

Continua após a publicidade
Publicidade