Imagem Blog

Memória Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.
Continua após publicidade

O lendário Auto Cine Chaparral

O tradicional formato americano teve seus representantes por aqui

Por Roosevelt Garcia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
31 jul 2018, 12h31

De vez em quando, vemos em filmes americanos, principalmente os que retratam os anos 50 e 60, cinemas onde as pessoas entram com o carro, estacionam e assistem ao filme ali mesmo, no conforto de seus veículos. Esse tipo de cinema foi muito comum por lá, uma verdadeira tradição americana, e que também teve alguns representantes em nossa cidade, principalmente nas décadas de 70 e 80.

Entrada do Cine Chaparral nos anos 80 (Blog São Paulo Antiga)

 

O mais famoso cinema desse tipo em São Paulo era o Auto Cine Chaparral, que ficava na Marginal Tietê, na altura no bairro da Penha. Era uma área enorme, dividida em oito ruas onde poderiam estacionar até 180 carros, que ficavam de frente para uma tela curva de concreto de 240 metros quadrados. Ao lado de cada vaga de carros, uma estação de áudio com uma pequena caixa acústica era responsável por levar o áudio do filme a cada espectador. E, como num cinema convencional, havia uma lanchonete que vendia pipoca, refrigerantes e até lanches.

Estação de áudio (Blog São Paulo Antiga)

 

Inaugurado em 1971, o Chaparral não foi o primeiro auto cine da cidade, mas certamente foi o mais famoso. Antes dele, o Snob´s em Santo Amaro e o Moon em Interlagos já funcionavam neste mesmo esquema. Mas somente o Chaparral tinha tela Cinerama, formato consagrado pelo saudoso Cine Comodoro, que usava três projetores simultâneos e uma tela curva gigantesca.

A gigantesca tela Cinerama do Chaparral (Blog São Paulo Antiga)

 

Nos Estados Unidos, os autocines, ou cine drive-ins como são conhecidos por lá, atraíam principalmente famílias. Já, em terras brasileiras, os casais eram maioria esmagadora entre os frequentadores, que costumavam namorar durante as sessões de filmes. Funcionários ficavam percorrendo os corredores de carros, atentos a qualquer comportamento mais ousado dos casais, mas isso não adiantava muito. As poucas famílias que apareciam para curtir os filmes foram se tornando raras, e com o tempo, mesmo os namorados deixaram de frequentar o lugar.

O Chaparral funcionou até meados da década de 80, mas foi um grande marco na cidade. Recentemente, o Sesc Osasco criou uma sessão de filmes ao ar livre e a chamou de Cine Chaparral, em homenagem ao lendário auto cine da Penha.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.