Clique e assine por apenas 6,90/mês
Memória Por Blog Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.

Livro mostra ascensão e queda dos bondes em São Paulo

Os bondes começaram a reinar na metrópole no fim do século XIX, mas saíram de linha algum tempo depois da II Guerra Mundial. Sua ascensão e queda são narradas em detalhes no recém-lançado livro Tudo É Passageiro: Expansão Urbana, Transporte Público e o Extermínio dos Bondes em São Paulo (Annablume Editora; 166 páginas; 36 reais), de Ayrton Camargo e Silva. + […]

Por VEJA SÃO PAULO - Atualizado em 26 Feb 2017, 13h22 - Publicado em 28 Jan 2016, 19h47
Viagem inaugural da linha do Bom Retiro, em 1900: de monopólio a sucata

Viagem inaugural da linha do Bom Retiro, em 1900: de monopólio a sucata (Foto: Reprodução)

Os bondes começaram a reinar na metrópole no fim do século XIX, mas saíram de linha algum tempo depois da II Guerra Mundial. Sua ascensão e queda são narradas em detalhes no recém-lançado livro Tudo É Passageiro: Expansão Urbana, Transporte Público e o Extermínio dos Bondes em São Paulo (Annablume Editora; 166 páginas; 36 reais), de Ayrton Camargo e Silva.

+ Livro mostra os espetáculos de faquiresas

O autor mostra que uma crise de abastecimento de energia ocorrida na década de 20 restringiu a circulação dos coletivos elétricos e quebrou o monopólio da Light, estimulando o surgimento dos ônibus movidos a combustível.

Continua após a publicidade

O famoso Plano de Avenidas do prefeito Prestes Maia, que direcionou pesados investimentos para obras viárias e serviu de base para a estruturação urbana em décadas posteriores, empurrou ainda mais os bondes para o esquecimento. Após anos de sucateamento, eles seriam finalmente extintos em 1968.

Publicidade