Imagem Blog

Memória Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO

Por Blog
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.
Continua após publicidade

Obra conta a história social e econômica de São Paulo entre 1850 e 1950

O período-chave para o crescimento do estado e da capital paulista pela chegada dos imigrantes

Por Matheus Prado
Atualizado em 18 out 2019, 14h42 - Publicado em 18 out 2019, 06h00

O século que fez toda a diferença para que a região passasse a ser a potência que é. Esse é o miolo do livro História Econômica e Social do Estado de São Paulo, 1850-1950 (90 reais; Imprensa Oficial), do economista brasileiro Francisco Vidal Luna e do historiador americano Herbert S. Klein. Atrás do Rio em grande parte dos indicadores produtivos no século XIX, São Paulo acabou responsável por cerca de 40% da produção agrícola e industrial do Brasil em 1940. Com isso, a população também cresceu a passos largos. Para se ter uma ideia, só na capital, ela saltou de 25 000 habitantes, em 1850, para 2,2 milhões, em 1950. No estado, esse número foi de 500 000 para 8 milhões.

Desde a descoberta do ouro em Minas Gerais, anos antes, São Paulo teve o privilégio de estar posicionado em local estratégico, ponto de referência para o escoamento da riqueza do interior da nação. Quando a produção de café se espalhou pelo planalto da província, idem. Isso rendeu, inclusive, mudanças demográficas drásticas. A região do Vale do Paraíba e Litoral Norte, por exemplo, que tinha 37% da população da província em 1836, passou a abrigar apenas 3% dos paulistas em 1950. O povo foi para o interior e ajudou a aumentar a produtividade do estado, com mais da metade da produção mundial do grão em 1910 (cerca de 10 milhões de sacas).

Criadores e criatura: Herbert S. Klein e Francisco Vidal Luna (Imprensa Oficial do Estado/Divulgação)

Comandada pela burguesia, a região também teve o mérito de investir em infraestrutura. Uma amostra disso foi a rápida ampliação da malha ferroviária. Construída em 1867, a linha férrea entre Jundiaí e Santos foi essencial para que os insumos chegassem com rapidez ao porto e alavancou o meio de transporte por aqui, amplamente desenvolvido na década seguinte. A influência foi tão grande que o estado era informalmente dividido com base no caminho das ferrovias, como Baixa Sorocabana, Mogiana, Central, Capital, Litoral Sul.

O livro foi publicado internacionalmente pela Universidade Stanford em 2018 e pela Imprensa Oficial, por aqui, em 2019. Trata-se do segundo volume de uma trilogia que começou abordando o intervalo entre 1750 e 1850 e terminará com o recorte entre 1950 e os dias de hoje (esse último ainda está em produção). O período de tempo contido no volume recém-lançado é recheado de mudanças estruturais no Brasil, como a abolição da escravatura, a proclamação da República, a política do café com leite, a era Vargas e o crescimento industrial do país. Tudo isso colaborou para que o epicentro econômico da nação mudasse e saísse do Rio de Janeiro.

Continua após a publicidade
História Econômica e Social do Estado de São Paulo, 1850-1950, editado pela Imprensa Oficial (Imprensa Oficial do Estado/Divulgação)

A pesquisa para o livro, que levou um ano e meio, foi feita em censos, documentos alfandegários, anuários estatísticos e trabalhos acadêmicos. Luna e Klein, que já assinaram mais de uma dezena de obras juntos, demoraram mais um ano e meio para escrevê-lo — e de um jeito inusitado. O economista redige em português. O americano, fluente na nossa língua, traduz para o inglês, tira o excesso de “economês” e inclui a sua parte.

Publicado em VEJA SÃO PAULO de 23 de outubro de 2019, edição nº 2657.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Para curtir o melhor de São Paulo!
Receba VEJA e VEJA SP impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.