Inaugurado em 1966, Iguatemi foi o primeiro shopping do Brasil
O Shopping Iguatemi inaugura na próxima quarta (31) a exposição Aromatique — Alquimia dos Sentidos, que contará a história e a evolução dos perfumes no último meio século. O evento é uma das iniciativas programadas pelo local para celebrar seu aniversário de cinquenta anos. Considerado o primeiro centro de compras do Brasil, o empreendimento abriu suas portas em 28 de novembro de 1966. + […]


O prédio nos anos 70, antes da reforma na fachada: mudança nos hábitos de consumo (Foto: Divulgação)
O Shopping Iguatemi inaugura na próxima quarta (31) a exposição Aromatique — Alquimia dos Sentidos, que contará a história e a evolução dos perfumes no último meio século. O evento é uma das iniciativas programadas pelo local para celebrar seu aniversário de cinquenta anos. Considerado o primeiro centro de compras do Brasil, o empreendimento abriu suas portas em 28 de novembro de 1966.
+ Mostra recupera a história do Edifício Planalto, inaugurado em 1956
Idealizado pelo construtor alfredo Mathias e erguido no terreno de uma chácara da família Matarazzo, o Iguatemi ganhou esse nome por ficar instalado em um trecho da rua Iguatemi, que anos depois seria incorporado à avenida Brigadeiro Faria Lima. Na época da inauguração, o principal ponto de atração comercial para os consumidores paulistanos era a então badalada rua Augusta, recheada de butiques de luxo.
Assim, a novidade foi recebida com desconfiança pelos empresários, que passaram a disputar os espaços mais próximos da porta de entrada, por acreditar que a clientela não caminharia dentro de um prédio fechado. Várias reformas foram realizadas no edifício, sendo a mais expressiva delas em 1980, quando a fachada foi completamente reformulada.