Clique e assine por apenas 6,90/mês
Memória Por Blog Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.

Com mais de oitenta anos, a escadaria do Bixiga passa por reforma

Instalada há quase um século entre as ruas dos Ingleses e Treze de Maio, próximo ao Teatro Ruth Escobar, na Bela Vista, a tradicional escadaria do Bixiga está passando desde o início de setembro por uma reforma executada pela prefeitura. O lugar ganhará jardineiras com flores, cadeiras, tendas, brinquedos infantis e outros mobiliários. As vias […]

Por VEJA SP - Atualizado em 25 fev 2017, 21h23 - Publicado em 4 nov 2016, 13h00
O local nos anos 80: cenário de filmes (Foto: Arquivo Estadão Conteúdo)

O local nos anos 80: cenário de filmes (Foto: Arquivo Estadão Conteúdo)

Instalada há quase um século entre as ruas dos Ingleses e Treze de Maio, próximo ao Teatro Ruth Escobar, na Bela Vista, a tradicional escadaria do Bixiga está passando desde o início de setembro por uma reforma executada pela prefeitura. O lugar ganhará jardineiras com flores, cadeiras, tendas, brinquedos infantis e outros mobiliários. As vias do entorno também devem receber algumas melhorias do tipo. As obras estão sendo realizadas pela São Paulo Urbanismo e têm conclusão prevista para o primeiro semestre do ano que vem.

Inaugurada em 1929 pela gestão do prefeito Pires do Rio, a escadaria é um marco paulistano tombado pelo conselho municipal de patrimônio histórico (Conpresp) desde 2002. Em seus primeiros anos de existência, quando o centro ainda abrigava residências da elite paulistana, homens de cartola e fraque, acompanhados por mulheres com elegantes chapéus, desfilavam por ali nos fins de semana.

+ Mostra SP de Fotografia homenageia a Vila Madalena

O lugar também serviu de cenário para filmes do comediante Mazzaropi nos anos 50 e 60 e outras produções brasileiras. Descaracterizada com o passar do tempo, a estrutura foi restaurada em 2006, quando seus cerca de oitenta degraus voltaram a ter aspecto semelhante ao da época de sua construção.

Continua após a publicidade
Publicidade