Imagem Blog

Memória Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.
Continua após publicidade

Com mais de oitenta anos, a escadaria do Bixiga passa por reforma

Instalada há quase um século entre as ruas dos Ingleses e Treze de Maio, próximo ao Teatro Ruth Escobar, na Bela Vista, a tradicional escadaria do Bixiga está passando desde o início de setembro por uma reforma executada pela prefeitura. O lugar ganhará jardineiras com flores, cadeiras, tendas, brinquedos infantis e outros mobiliários. As vias […]

Por VEJA SP
Atualizado em 25 fev 2017, 21h23 - Publicado em 4 nov 2016, 13h00
O local nos anos 80: cenário de filmes (Foto: Arquivo Estadão Conteúdo)

O local nos anos 80: cenário de filmes (Foto: Arquivo Estadão Conteúdo)

Instalada há quase um século entre as ruas dos Ingleses e Treze de Maio, próximo ao Teatro Ruth Escobar, na Bela Vista, a tradicional escadaria do Bixiga está passando desde o início de setembro por uma reforma executada pela prefeitura. O lugar ganhará jardineiras com flores, cadeiras, tendas, brinquedos infantis e outros mobiliários. As vias do entorno também devem receber algumas melhorias do tipo. As obras estão sendo realizadas pela São Paulo Urbanismo e têm conclusão prevista para o primeiro semestre do ano que vem.

Inaugurada em 1929 pela gestão do prefeito Pires do Rio, a escadaria é um marco paulistano tombado pelo conselho municipal de patrimônio histórico (Conpresp) desde 2002. Em seus primeiros anos de existência, quando o centro ainda abrigava residências da elite paulistana, homens de cartola e fraque, acompanhados por mulheres com elegantes chapéus, desfilavam por ali nos fins de semana.

+ Mostra SP de Fotografia homenageia a Vila Madalena

O lugar também serviu de cenário para filmes do comediante Mazzaropi nos anos 50 e 60 e outras produções brasileiras. Descaracterizada com o passar do tempo, a estrutura foi restaurada em 2006, quando seus cerca de oitenta degraus voltaram a ter aspecto semelhante ao da época de sua construção.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.