Clique e assine por apenas 6,90/mês
Memória Por Blog Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.

Um dos shoppings mais antigos do Brasil fica em São Paulo

Shopping Center Lapa, que completa 50 anos de história, originalmente abrigava sessenta negócios, entre eles a Casas Buri e a Faculdade Flamingo

Por Maurício Xavier - 23 Nov 2018, 06h00

Inaugurado em 24 de novembro de 1968 com 9 000 metros quadrados espalhados por três andares, o Shopping Center Lapa está se tornando cinquentão. Trata-se de um dos primeiros centros de compras do Brasil, um projeto do engenheiro Alfredo Mathias, que dois anos antes havia lançado o Iguatemi, em Pinheiros. A cerimônia de abertura do Center Lapa contou com a bênção do então bispo auxiliar de São Paulo, dom José Thurler, e a presença do prefeito na época, o brigadeiro José Vicente Faria Lima.

Nos dias posteriores, o local foi palco de apresentações dos músicos Wilson Simonal, Moacyr Franco e Wanderley Cardoso e do humorista Chico anysio, bem como de desfiles das escolas de samba Unidos de Perus, de São Paulo, e império Serrano, do Rio de Janeiro. O vão central do edifício foi enfeitado com uma árvore de Natal criada pelo decorador Cyro Del Nero.

Shopping Center Lapa: 50 anos de história Divulgação/Divulgação

Originalmente, o shopping abrigava sessenta negócios, entre eles a Casas Buri e a Faculdade Flamingo. Hoje tem 100 lojas e recebe um público estimado em cerca de 600 000 pessoas por mês. O empreendimento passou por revitalizações em 1998 e 2005, e agora planeja iniciar mais uma reforma até o fim deste ano, com renovação da fachada, melhoria na iluminação, novo projeto de paisagismo e troca de mobiliário. Antes de o Shopping Center Lapa ser construído, seu terreno abrigava uma fábrica têxtil.

A Rua Catão, onde está instalado, começou a ser aberta em 1888 pelo engenheiro e empresário italiano Luiz Bianchi Bertoldi, que loteou a chamada Vila Romana, batizando-a em referência a seu país de origem. As vias do bairro homenageiam figuras históricas da roma antiga, como o senador Marco Pórcio Catão, que viveu entre 234 a.C. e 149 a.C.

Publicidade